Boletim da SBPMat – edição 32


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 32 – 8 de maio de 2015 

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Programa: 7 palestras plenárias com cientistas de renome internacional já estão confirmadas. Veja quem são os palestrantes e os resumos de suas palestras.

Autores: A submissão de resumos para os 27 simpósios e 2 workshops do XIV Encontro da SBPMat está aberta até 30 de maio. Veja as instruções para autores.

Inscrições: o período de inscrições com desconto está aberto até 31 de julho. O valor das inscrições inclui participação no evento, program book, recepção de boas-vindas e coffee breaks diários. Saiba mais.

Hospedagem: Está disponível uma lista de hotéis com condições especiais para participantes do XIV Encontro da SBPMat. Aqui.

Patrocinadores e expositores: 23 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

Notícias da SBPMat: interações internacionais

Em San Francisco, o presidente da SBPMat, Roberto Faria, manteve reuniões com autoridades da MRS e da IUMRS e com representantes do Institute of Physics. Os temas abordados foram publicações, university chapters e eventos, entre outros. Saiba mais. 

Artigo em destaque 

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos – USP e da Universidade Estadual de Maringá estudou o comportamento luminescente de um íon lantanídeo (o térbio trivalente) como dopante de um vidro. Entre outros resultados, os cientistas conseguiram explicitar alguns mecanismos que limitam a eficiência do material na emissão de luz. O trabalho foi recentemente reportado no periódico Journal of Applied Physics.  Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade

Falamos com Fernando Galembeck, diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM e professor aposentado da Unicamp. Interessado desde a adolescência pelas descobertas científicas e sua transformação em produtos, Galembeck fez importantes contribuições à área de Materiais, tanto em estudos acadêmicos quanto em trabalhos que geraram patentes licenciadas e novos produtos. Na entrevista, o cientista falou sobre as origens de sua carreira científica e contou casos de pesquisa e desenvolvimento de materiais. No final, deixou uma mensagem para os leitores mais jovens, destacando a paixão como motivação do trabalho. Veja nossa entrevista com o cientista.

História da pesquisa em Materiais no Brasil 

O que você sabe sobre a história da nossa SBPMat? Quando, por que, como e por quem foi criada a sociedade? Na página “Histórico” da seção institucional de nosso site você encontra um resumo preparado com base em documentos e entrevistas. Veja.

Dicas de leitura
Divulgação científica internacional de papers destacados.

  • Liga metálica muito eficiente na conversão termoelétrica é produzida por meio de um novo tipo de sinterização (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Membrana que usa líquido como “porteiro” de seus poros evita incrustações e tem diversas aplicações (divulgação de paper da Nature). Aqui.
  • Cientistas estudam os fundamentos do comportamento e a interação de gotinhas que se movimentam sobre um vidro (divulgação de paper da Nature). Aqui.
  • Como “programar” a vida útil de materiais automontados, até sua autodesmontagem? Pesquisadores desenvolvem uma proposta (divulgação de paper da Nano Letters). Aqui.
  • Equipe da Unicamp e LNLS cria nanotijolos de prata revestidos de magnetita com potenciais aplicações em nanomedicina (divulgação de paper da Nature Scientific Reports). Aqui. 
Oportunidades
  • Vaga de gerente de produto em empresa de instrumentação científica em São Bernardo do Campo (SP). Aqui.
  • Concurso “Superfícies em imagens”, organizado pelo INCT de Engenharia de Superfícies, selecionará 12 imagens de superfícies de materiais (macro, micro ou nano) que serão publicadas num calendário de mesa. Há prêmios para os autores. Aqui.
Próximos eventos da área
  • 4th School of SAXS Data Analysis. Campinas, SP (Brasil). 11 a 15 de maio de 2015. Site.
  • VII Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 6 a 10 de julho de 2015. Site.
  • Escola de Técnicas de Espalhamento de Raio-X (SAXS) e Neutrons (SANS) para Investigação Estrutural de Materiais e Sistemas Biológicos. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 6 a 10 de julho de 2015. Site.
  • São Paulo School of Advanced Sciences (ESPCA) on Recent Developments in Synchrotron Radiation. Campinas, SP (Brasil). 13 a 24 de julho de 2015. Site.
  • XXVI Escola de Inverno de Física da UFMG. Belo Horizonte, MG (Brasil). 13 a 17 de julho de 2015. Site.
  • Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos). São Carlos, SP (Brasil). 1 a 9 de agosto de 2015. Site.
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
  • 10th Ibero-American Workshop on Complex Fluids 2015. Florianópolis, SC (Brasil). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • 14th International Union of Materials Research Societies – International Conference on Advanced Materials (IUMRS-ICAM 2015). Jeju (Coreia). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *