Boletim da SBPMat – edição 39.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 39 – 30 de novembro de 2015 

Notícias da SBPMat

Eleições na SBPMat: Amanhã, 01/12/2015, começa o período de votação para eleição da próxima Diretoria Executiva e de 5 membros do Conselho Deliberativo. Todos os sócios em situação regular podem votar. Conheça os candidatos e saiba mais sobre a eleição.

XIV Encontro da SBPMat: anais. Estão disponíveis no site do encontro os proceedings do evento com os resumos dos trabalhos aceitos para apresentação (ISBN é 978-85-63273-29-1). Aqui. 
XIII Encontro da SBPMat: publicação de artigos. Trabalhos que receberam o Prêmio Bernhard Gross no XIII Encontro da SBPMat (João Pessoa, 2014) foram publicados em open access pela IOP Publishing. Saiba mais.
Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas do Brasil realizou “nanomanipulações” em amostras realizadas em Israel, compostas por nanotubos de carbono serpentiformes sobre quartzo cristalino. Por meio de análises experimentais e teóricas, os cientistas puderam medir a deformação (strain) sofrida em consequência das nanomanipulações e compreender fenômenos relacionados à adesão de nanoestruturas sobre materiais como o quartzo. Os pesquisadores condensaram as conclusões do estudo em uma equação matemática aplicável a vários materiais. Os resultados do trabalho foram recentemente publicados na Nano Letters. Veja nossa matéria de divulgação.


Gente da nossa comunidade 

Entrevistamos o vencedor do Prêmio Capes de Tese na área de Materiais, Edroaldo Lummertz da Rocha, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC. Edroaldo se interessou pela ciência ao buscar uma atividade que lhe permitisse ajudar de algum modo as pessoas.  No doutorado, trabalhou na interface entre Ciência dos Materiais, Ciência da Computação e Biologia para estudar a interação entre células biológicas e nanomateriais, e gerou conhecimento que pode levar ao desenvolvimento de novos sistemas de liberação de fármacos. Além dessa satisfação, o doutorado lhe proporcionou a gratificação de ver dois artigos coassinados por ele em capas de revistas de alto impacto.  Veja nossa entrevista com Edroaldo e dados sobre outras teses relacionadas a Materiais que também foram premiadas pela Capes neste ano.

Prêmio Alfred W. Allen 2015, da American Ceramic Society, para trabalho de autores dos meios acadêmico e industrial, entre eles os brasileiros Victor Carlos Pandolfelli (professor da UFSCar) e Mariana Braulio (Alcoa Aluminio). Saiba mais.
Trabalho feito no Brasil e apresentado por Mirella Boery (doutoranda na UNICAMP) foi agraciado com o Best Poster Award no IUMRS-ICAM, realizado na Coreia em outubro deste ano. Saiba mais.
Dicas de leitura
Divulgação científica internacional.

  • Nanoestruturas auto-organizadas de grafeno enrugado (3D) com nanopartículas de ouro podem ser excelentes substratos para análises SERS (divulgação de paper da Nano Letters). Aqui.
  • Nova família de materiais 2D semicondutores é de perovskita (divulgação de paper da Science). Aqui.

Notícias dos INCTs e CePIDs.

  • Pesquisa sobre nanocristais de YAB dopados com Nd3+ abre possibilidade de novo random laser (INCT de Fotônica). Aqui.
  • Núcleo de inovação do CDMF é inaugurado na UFSCar e já conta com spin-off de nanomateriais funcionais. Aqui.
  • Prêmio em evento no Japão para trabalho de brasileiro sobre vitrocerâmica transparente, dura e de baixa densidade. Aqui.

Oportunidades
  • Processo seletivo para doutorado em Engenharia da Nanotecnologia da COPPE/UFRJ. Aqui.
  • Processo seletivo para ingresso no programa de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGF/UFSC). Aqui.
  • Concurso para professor no curso de Engenharia de Materiais da UFRN, campus Natal. Aqui.
  • Concurso para professor no Instituto de Química da Unicamp. Aqui.
  • Concurso para professor no departamento de Físico-Química da UFRGS. Aqui.

Próximos eventos da área
  • Simpósio “Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio”. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 30 de novembro a 1 de dezembro de 2015. Aqui.
  • XIX Encontro Jacques Danon de Espectroscopia Mössbauer. Diamantina, MG (Brasil). 14 a 16 de dezembro de 2015. Aqui.
  • 6th Transmission Electron Microscopy (TEM) Summer School. Campinas, SP (Brasil). 11 a 29 de janeiro de 2016. Aqui.
  • 5th International Conference on Surface Metrology. Póznan (Polônia). 4 a 7 de abril de 2016.  Aqui.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Aqui.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016.  Aqui.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *