Boletim da SBPMat – edição 45.


 

Saudações!

Edição nº 45 – 31 de maio de 2016 


XV Encontro da SBPMat/ XV Brazil-MRS Meeting - Campinas (SP) 25-29/09/2016 

Autores: O prazo para submissão de resumos foi estendido até o dia 15 de junho. As notificações de aceitação de trabalhos serão enviadas aos autores até 10 de julho. Não deixe de ler as instruções para autores. Aqui.

Inscrições: Estão abertas as inscrições para participar do evento. Valores com desconto até 31 de agosto. Aqui.

Simpósios: Veja a lista de 22 simpósios aprovados, dentro dos quais podem ser submetidos os resumos.  Aqui.

Prêmios: Interessados em concorrer ao prêmio do evento para estudantes, o Bernhard Gross Award, que distinguirá até um oral e um pôster de cada simpósio, devem submeter um resumo estendido até 22 de agosto. Saiba mais nas instruções para autores.

Expositores: Ainda tem alguns estandes disponíveis. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação devem entrar em contato com Alexandre, no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Plenárias: Veja os resumos das palestras plenárias e palestra memorial do nosso evento e os CVs dos cientistas que vão proferi-las. Aqui.

Hospedagem e passagens: Lista da agência de turismo Follow Up com hotéis, albergues, pousadas e formulário para reserva de vôos. Aqui.

Pacotes turísticos: O site da Follow Up também sugere opções de pacotes turísticos para antes e depois do evento. Aqui.

Local do evento: Veja vídeo sobre a cidade de Campinas e folder sobre o centro de convenções Expo D. Pedro. 

Organizadores: Coordenam esta edição do evento as professoras da Unicamp Ana Flávia Nogueira (Instituto de Química) e Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física “Gleb Wataghin”). Saiba quem são os membros da comissão local e veja fotos dos organizadores, aqui.


Notícias da SBPMat
  • Nota pública da SBPMat. A diretoria e o conselho da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) externam sua preocupação diante da falta de perspectivas para a ciência, tecnologia e inovação (CTI) no Brasil. Veja aqui.
  • Coletânea de trabalhos do XIV Encontro da SBPMat publicados em periódicos do IOP. Uma página do site do Institute of Physics (IOP) reúne e destaca 13 artigos científicos elaborados a partir de trabalhos apresentados no XIV Encontro da SBPMat (Rio de Janeiro, 27 de setembro a 1º de outubro de 2015) e publicados em periódicos da editora do IOP após passarem pelo processo de revisão por pares convencional das revistas. Saiba mais. 

Artigo em destaque 

A capa do periódico Nano Letters de abril destaca um trabalho realizado por uma equipe internacional de pesquisadores, entre os quais constam 4 cientistas de instituições brasileiras. O artigo reporta a formação, até então inédita, de espirais de nanotubos de carbono sem defeitos estruturais, um formato considerado ideal para se utilizar os nanotubos como bobinas eletromagnéticas. O artigo apresenta também o mecanismo de formação das espirais, desenvolvido a partir de simulações realizadas por cientistas da Unicamp e da Universidade Federal de Roraima.  Veja nossa matéria de divulgação.


Gente da nossa comunidade
  • José Arana Varela. Nota de pesar da SBPMat pelo falecimento de José Arana Varela, presidente da sociedade no período 2010-2011. Aqui.  
  • Carlos Roberto Grandini. Conselheiro da SBPMat Carlos Roberto Grandini e mais três pesquisadores do Brasil passam a integrar colegiado internacional de fellows da União Internacional de Sociedades de Biomateriais. Saiba mais.

Entrevistas com palestrantes do XV Encontro da SBPMat
Papel e óxidos metálicos são alguns dos materiais que a cientista portuguesa Elvira Fortunato utiliza para desenvolver dispositivos eletrônicos que, além de produzirem um impacto ambiental baixo, prometem fazer com que muitos objetos do nosso cotidiano se tornem eletrônicos, revolucionando nossas vidas. Saiba mais sobre essas inovações e sobre a trajetória de sua inventora, que proferirá uma palestra plenária sobre eletrônica verde no XV Encontro da SBPMat. Aqui.

Dicas de leitura
  • Novo processo de fabricação de filmes de carbono gera supercapacitores promissores para eletrônicos vestíveis (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Trabalho feito no Brasil é capa da Langmuir: nanopartículas de sílica revestidas com folato entregam drogas não solúveis em água, matando 70% das células tumorais e atingindo apenas 10% das saudáveis em testes in vitro. Aqui. 
  • Nanopartículas injetadas em camundongos alteram-se no organismo para liberar droga quimioterápica dentro de tumor (divulgação de paper da PNAS). Aqui.

Oportunidades
  • Seleção para mestrado e doutorado em Física na UFSC. Aqui.

Próximos eventos da área
  • 40th WOCSDICE ‐ Workshop on Compound Semiconductor Devices and Integrated Circuits held in Europe & 13th EXMATEC ‐ Expert Evaluation and Control of Compound Semiconductor Materials and Technologies. Aveiro (Portugal). 6 a 10 de junho de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Site.
  • 1st International Symposium on Advanced Photonic Materials. São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1º de julho de 2016. Site.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016. Site.
  • 26ª edição da Reunião Anual dos Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Campinas, SP (Brasil). 24 a 25 de agosto de 2016. Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo (Suécia). 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *