Boletim SBPMat – edição 29.


 

Saudações!

Edição nº 29

6 de fevereiro de 2015

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Simpósios: Em breve, muito breve, no site do evento, a lista dos simpósios.

Submissão de resumos: vai até maio. Em breve, no site do evento, as instruções para os autores.

Patrocinadores e expositores: 9 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

Notícias da SBPMat: programa University Chapters

Foi criado o primeiro university chapter da SBPMat na região Norte do Brasil, mais precisamente na cidade de Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa University Chapters da SBPMat, iniciado no ano passado, já conta com 6 unidades em universidades de Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e São PauloSaiba mais.

Artigo em destaque 

Mediante um detalhado estudo de espectros Raman do composto CMO, realizado nas universidades federais do Maranhão e do Ceará com colaboração de grupos da Espanha, cientistas investigaram a relação das vibrações da rede cristalina com a ordem magnética e conseguiram avançar na compreensão da geração de ferroeletricidade magneticamente induzida. Os resultados foram recentemente publicados no Applied Physics Letters.  Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 

Nascido e formado na Argentina, Aldo Craievich chegou ao Brasil em 1973. Aqui desenvolveu sua carreira de cientista em diversas instituições, na área de Física da Matéria Condensada, e foi um dos protagonistas da criação e implantação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Em entrevista ao Boletim da SBPMat, o professor nos falou sobre sua trajetória: as principais contribuições ao estudo de diversos materiais, seu trabalho de divulgação e ensino da luz síncrotron, entre outros temas. E deixou uma mensagem para os leitores em início de carreira. Veja nossa entrevista com o cientista.

História da pesquisa em Materiais no Brasil 

Pesquisamos um pouco a história do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, cujos recursos tem beneficiado 1.500 cientistas, principalmente do Brasil e da Argentina, por ano. Nesta edição, contamos os primórdios de sua gênese: do surgimento do sonho de o Brasil possuir uma grande máquina de pesquisa até os passos prévios da implantação do laboratório.  Veja nossa reportagem.

Dicas de leitura
  • Técnica inovadora vence a resistência dos metais cristalinos à nanoconformação (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Filmes porosos de grafeno, bons para uso em supercapacitores, obtidos por laser a partir de polímero (texto e vídeo, divulgação de paper da Nature Communications). Aqui.
  • Superfície superhidrofóbica e autolimpante criada ao gravar a laser micro e nanoestruturas em metais (vídeo e texto, divulgação de paper da JAP). Aqui.
  • Implantes com materiais que se degradam no organismo após cumprir com a sua função em fraturas ósseas (divulgação de pesquisa do Instituto Fraunhofer). Aqui.
  • Segurança de nanomateriais: combinação de nanotubos com chumbo ou pesticidas mostra toxicidade para peixes (divulgação de pesquisa do INCT Inomat). Aqui.
  • Eficiência energética: na nanoescala,composição química da superfície influencia no atrito, diz paper feito no Brasil (divulgação do INCT de Engenharia de Superfícies de paper da APL). Aqui.
Oportunidades
  • Seleção para o mestrado em Ciência de Materiais na Universidade de Brasília.  Aqui.
  • Novo equipamento pode ser usado pela comunidade de Materiais no LNNano: microtomógrafo de raios X. Aqui.
Próximos eventos da área
  • 1st Brazilian X-ray Absorption Spectroscopy School (EBARX). São Carlos, SP (Brasil). 9 a 13 de fevereiro de 2015. Site.
  • 4ª Escola de Análise de Dados de SAXS. Campinas, SP (Brasil). 11 a 15 de maio de 2015. Site.
  • São Paulo School of Advanced Sciences (ESPCA) on Recent Developments in Synchrotron Radiation. Campinas, SP (Brasil). 13 a 24 de julho de 2015. Site.
  • Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos). São Carlos (Brasil). 1 a 9 de agosto de 2015. Site.
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro. 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir artigos e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *