Boletim SBPMat – edição 31.


 

Saudações!

Edição nº 31 – 2 de abril de 2015 

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Autores: A submissão de resumos para os 27 simpósios e 2 workshops do XIV Encontro da SBPMat está aberta até 30 de maio. Veja as instruções para autores.

Hospedagem: Está disponível uma lista de hotéis com condições especiais para participantes do XIV Encontro da SBPMat. Aqui.

Patrocinadores e expositores: 23 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

Notícias da SBPMat: participação na IUMRS - ICAM 2015

Nossa SBPMat, representada por seu presidente, Roberto Mendonça Faria, faz parte do comitê organizador da 14ª Conferência Internacional sobre Materiais Avançados da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS – ICAM 2015). O evento será realizado na Coreia do Sul em outubro deste ano. Saiba mais.

Artigo em destaque 

Uma equipe de pesquisadores da USP e de uma universidade cubana conseguiu aumentar em mais de 25 vezes a densidade de corrente acima da qual o material Bi-2223 deixa de ser supercondutor. Para isso, prepararam o material por meio de sinterização a plasma, seguida de tratamento térmico. Os autores também propuseram  quais são os mecanismos que ocorrem na microestrutura do Bi-2223 para que essa otimização aconteça.  O trabalho foi recentemente reportado no periódico Journal of Applied Physics.  Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade

Oswaldo Luiz Alves, professor do Instituto de Química da Unicamp há mais de 40 anos, é autor de relevantes contribuições na área de Materiais em temas diversos, desde o desenvolvimento de materiais vítreos para telecomunicações até o estudo das interações de novos nanomateriais baseados em carbono com biossistemas. Em entrevista ao Boletim da SBPMat, o professor Alves falou sobre seu trabalho de introdução da Química do Estado Sólido no Brasil e as contribuições que fez na área de Materiais, atuando em pesquisa, formação de pesquisadores, divulgação científica, política científica etc. Ele também nos contou um pouco sobre sua adolescência em São Paulo e deixou uma mensagem para os leitores mais jovens. Veja nossa entrevista com o cientista.

Victor Carlos Pandolfelli, professor do DEMa-UFSCar, foi nomeado editor associado do Journal of the American Ceramic Society – um dos periódicos científicos mais citados de sua área. Saiba mais.

História da pesquisa em Materiais no Brasil 

Cylon Gonçalves da Silva, primeiro diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), compartilhou com nosso boletim algumas anedotas sobre a participação da indústria brasileira na construção do laboratório – mais precisamente, sobre o uso de materiais nacionais na fabricação dos aceleradores do LNLS. Veja o artigo do professor Cylon.

Dicas de leitura
Especial.

  • Relato cativante da interessantíssima história da descoberta do quasicristal natural – encontrado na Sibéria e produzido… no espaço. A reportagem foi vencedora do Physics Journalism Prize, edição 2015, do Institute of Physics (IOP) e do Science and Technology Facilities Council (STFC). Aqui.

Divulgação científica internacional de papers destacados.

  • Hidrogel de polímero e nanopartículas, de produção simples, tem potencial para liberação controlada de fármacos (divulgação de paper da Nature Communications). Aqui.
  • Hipertermia magnética: nanopartículas com formato de flor geram mais calor para destruir células do câncer (divulgação de paper do Journal of Applied Physics). Aqui.

Notícias de INCTs e CEPIDs.

  • Novo biovidro desenvolvido no âmbito do CeRTEV melhora o desempenho de implantes dentários e ortopédicos de titânio ao ser depositado na sua superfície. Aqui.
  • CDMF apresenta produtos de parcerias com empresas em evento em São Carlos. Aqui.
Oportunidades
  • Pós-doutorado PNPD no PPGFSC/UFSC, em Física da Matéria Condensada e outras áreas. Aqui.
  • Chamada de propostas FAPESP (São Paulo) – M-ERA NET (Europa) em Ciência e Engenharia de Materiais. Aqui.
  • Microtomógrafo do LNNano revela em 3D a morfologia de regiões da amostra, além de porosidade, diâmetro etc. Projetos para usar o equipamento podem ser submetidos a avaliação. Aqui.
Próximos eventos da área
  • Simpósio Internacional em Materiais e Biossistemas (SIMBI) 2015. Lavras, MG (Brasil). 28 e 29 de abril de 2015. Site.
  • 4th School of SAXS Data Analysis. Campinas, SP (Brasil). 11 a 15 de maio de 2015. Site.
  • VII Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 6 a 10 de julho de 2015. Site.
  • São Paulo School of Advanced Sciences (ESPCA) on Recent Developments in Synchrotron Radiation. Campinas, SP (Brasil). 13 a 24 de julho de 2015. Site.
  • Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos). São Carlos, SP (Brasil). 1 a 9 de agosto de 2015. Site.
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
  • 10th Ibero-American Workshop on Complex Fluids 2015. Florianópolis, SC (Brasil). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • 14th International Union of Materials Research Societies – International Conference on Advanced Materials (IUMRS-ICAM 2015). Jeju (Coreia). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *