Mensagem de Ano Novo do presidente da SBPMat.


Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

O ano de 2017 foi especialmente difícil para o setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, e a SBPMat se alinhou a outras sociedades científicas ao ecoar vozes que clamam por políticas mais responsáveis por parte dos governos em nosso setor. Tem sido uma batalha difícil convencer dirigentes da importância crescente de investimentos em pesquisa, posto que a sociedade depende cada vez mais de conhecimento para atingir um desenvolvimento sustentável. Para um país com tamanha desigualdade social, como o Brasil, não há caminho alternativo à criação e incorporação de tecnologias para melhorar a vida da população. Precisamos todos nos juntar e repetir o lema defendido por muitos de nossos colegas: “Ciência não é gasto. É investimento!”.

A despeito das dificuldades, a comunidade científica brasileira tem mostrado resiliência notável. Para a SBPMat, por exemplo, 2017 foi marcado por um excelente Encontro em Gramado, cujo nível científico se equipara aos melhores congressos internacionais em ciência e engenharia de materiais. O Encontro foi também uma oportunidade ímpar para reunir pesquisadores da América Latina, além de outros continentes, como parte do esforço da SBPMat de se posicionar no cenário internacional. Neste aspecto, talvez o maior destaque do ano tenha sido a participação de pós-doutorandos brasileiros no Fórum para Jovens Pesquisadores em Estrasburgo, França, organizado pela Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais (E-MRS) e pela União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS). Esses pós-doutorandos foram selecionados num concorrido concurso nacional.

É sempre gratificante acompanhar ao longo do ano, nos Boletins da SBPMat, algumas das conquistas e contribuições de pesquisadores brasileiros em áreas diversas de materiais. Em 2017, muito se fez no Brasil, numa demonstração da pujança de nossa comunidade.

Finalizo agradecendo à comunidade da SBPMat, desejando saúde e sucesso em 2018, na expectativa de encontrar muitos de vocês em Natal (RN), de 16 a 20 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Presidente da SBPMAT

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *