Boletim da SBPMat – edição 40.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 40 – 18 de dezembro de 2015 

Notícias da SBPMat

Mensagem de final de ano. Veja a mensagem aos sócios, da Diretoria e do Conselho que lideraram a nossa sociedade em 2015. Aqui.

Eleições na SBPMat. Conheça os resultados da eleição da Diretoria e membros do Conselho da SBPMat, cuja votação foi realizada entre os dias 1º e 12 de dezembro. Aqui.

XV Encontro da SBPMat. Marque na sua agenda! O próximo encontro anual da nossa sociedade será realizado na cidade de Campinas (SP), de 25 a 29 de setembro de 2016. Saiba mais.
Internacionalização. Representando a SBPMat, o professor Roberto Faria é eleito vice-presidente da IUMRS (International Union of Materials Research Societies) e deve fortalecer ação da entidade na América do Sul. Saiba mais.
Artigos em destaque 

Uma equipe multidisciplinar de 13 cientistas de instituições de Minas Gerais testou a eficiência de diversos nanomateriais funcionalizados para entregar genes de interesse (gene delivery) a células de humanos e camundongos, protegendo o ácido nucleico até chegar a destino. Os resultados foram publicados na Nanoscale.Veja nossa matéria de divulgação.

Após reunir uma série de evidências experimentais, uma equipe de cientistas do Brasil apresentou, num artigo publicado no periódico Applied Physics Letters, o mais novo integrante da família dos materiais com efeito fotovoltaico, o telurato de bismuto. A descoberta abre possibilidades para estudos fundamentais e para aplicações do material. Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 
O trabalho vencedor do Prêmio Capes de Tese 2015 na área de Materiais foi agraciado também com um dos três Grandes Prêmios Capes de Tese. Saiba mais sobre esta distinção e, por meio da vídeo-aula preparada pelo autor da tese, Edroaldo Lummertz da Rocha, conheça o trabalho vencedor (“Interações nanopartícula-células e biomaterial-células induzem mudanças globais em programas de expressão de genes”), desenvolvido na interface entre Ciência dos Materiais, Ciência da Computação e Biologia. Aqui.

 

Oswaldo Alves e Marcos Pimenta, da comunidade brasileira de pesquisa em Materiais, foram empossados como membros da TWAS (The World Academy of Sciences). Saiba mais.

 

Oportunidades
  • Concurso para professor de Engenharia de Materiais – materiais cerâmicos – na UFPEL. Aqui.
Próximos eventos da área
  • 6th Transmission Electron Microscopy (TEM) Summer School. Campinas, SP (Brasil). 11 a 29 de janeiro de 2016. Site.
  • 5th International Conference on Surface Metrology. Póznan (Polônia). 4 a 7 de abril de 2016.  Site.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
  • 40th WOCSDICE ‐ Workshop on Compound Semiconductor Devices and Integrated Circuits held in Europe & 13th EXMATEC ‐ Expert Evaluation and Control of Compound Semiconductor Materials and Technologies. Aveiro (Portugal). 6 a 10 de junho de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Site.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016.  Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo, Suécia. 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *