Boletim SBPMat – edição 23 – julho 2014.


 

Edição nº 23 – Julho de 2014

Saudações, .

XIII Encontro da SBPMat: João Pessoa – 28/9 a 2/10

Anúncios

– Já fez sua inscrição? Aproveite os descontos até 15/08. Aqui.

– Se você é estudante e submeteu um resumo que foi aprovado, pode enviar o resumo estendido para se candidatar ao Prêmio Bernhard Gross. Aqui.

– Opções de hospedagem? Aqui tem algumas.

–  23 empresas e instituições já escolheram participar como expositores em nosso Encontro. Se a sua organização também deseja fazer parte, entre em contato com rose@metallum.com.br.

Entrevistas com plenaristas

Entrevistamos o cientista francês Jean-Marie Dubois, especialista em quasicristais (estruturas ordenadas mas não periódicas de materiais sólidos) e pioneiro no patenteamento de aplicações dos quasicristais. Ele nos contou um pouco quais são suas principais contribuições à área de Materiais e adiantou o tema da sua plenária, na qual falará sobre essa ordem não periódica que está presente em ligas metálicas, polímeros, óxidos e nanoestruturas artificiais e que gera propriedades sem precedentes. Na foto, Jean-Marie Dubois (esquerda) e Dan Shechtman, quem recebeu um Prêmio Nobel em 2011 pelos quasicristais, usando gravatas iguais, decoradas com um mosaico de Penrose – um exemplo típico de aperiodicidade. Veja nossa entrevista com Jean-Marie Dubois (traduzida ao português).

Também entrevistamos o químico italiano Roberto Dovesi, um dos criadores de CRYSTAL, ferramenta computacional para cálculos quânticos ab initio usados no estudo de diversas propriedades de materiais sólidos. O código CRYSTAL hoje é utilizado em mais de 350 laboratórios no mundo. Na sua palestra plenária, Dovesi tentará demonstrar que, atualmente, simulações quânticas podem ser ferramentas muito úteis para complementar os experimentos. Veja nossa entrevista com Roberto Dovesi (traduzida ao português).
Artigo em destaque 

Um grupo de cientistas, coordenado por pesquisadores do Brasil, utilizou um microscópio de feixe de íons de hélio focalizados (HIM), localizado no “Vale do Silício”, nos Estados Unidos, para gravar padrões periódicos nanométricos em folhas de grafeno, dando um uso inovador a esse instrumento. A técnica, rápida, simples e precisa, poderia ser usada na indústria de eletrônicos para fabricar dispositivos semicondutores de grafeno, os quais poderiam substituir dispositivos de silício. O primeiro autor do artigo publicado na Applied Physics Letters nos contou a história do trabalho e anunciou que, proximamente, o Brasil terá seu primeiro HIM, no Inmetro.

Veja a matéria de divulgação que preparamos para esta edição.

Você pode sugerir artigos da área de Materiais com significativa participação brasileira publicados em periódicos com alto fator de impacto para ser divulgados na seção “Artigo em destaque” do boletim: comunicacao@sbpmat.org.br.

Dicas de leitura
Divulgação científica de artigos publicados em periódicos de alto fator de impacto

– Material ultraleve formado por microestruturas poliméricas, metálicas ou cerâmicas, produzido em impressora 3D (divulgação de paper da Science). Aqui.

Atrito em nanoescala: enquanto os nanotubos de carbono são superlubrificantes, os de nitreto de boro têm alto atrito  (divulgação de paper da Nature Materials). Aqui.

– Novo método para produção de células solares de perovskita de bom custo e eficiência (divulgação de paper da Nature Materials). Aqui.

– Cientistas propõem modelo de estrutura de fulerenos e dão mais um passo rumo a suas aplicações em biomedicina (divulgação de paper da Chemical Science). Aqui.

Novidades dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq) sobre Materiais

– Chips construídos em 3 dimensões podem ser mais velozes e econômicos. Aqui.

No mercado, ou quase

Produtos para higiene bucal com nanoestruturas de prata incorporadas: a tecnologia, desenvolvida no Brasil, evita 99% de bactérias e fungos. Aqui.

– Disponível para licenciamento: bionanocompósito para enxerto ósseo testado in vitro e in vivo, desenvolvido no Brasil. Aqui.

– Patente para licenciar: filtro de fosfato de césio com nanotubos funcionalizados, muito eficiente para metais pesados. Aqui.

Resenhas
– Novo livro sobre nanocompósitos poliméricos “amigos do meio ambiente” (tipos, processos e propriedades). Aqui.

Oportunidades
– Concurso para professor na USP (Depto. de Física dos Materiais e Mecânica – Instituto de Física). Aqui.– Chamada de propostas de pesquisa científica, tecológica ou para inovação, colaborativa entre São Paulo e Portugal. Aqui.
Próximos eventos da área
 2º Workshop Adesão Microbiana e Superfícies. Aqui.– 13th European Vacuum Conference + 7th European Topical Conference on Hard Coatings + 9th Iberian Vacuum Meeting. Aqui.– 19th International Conference on Ion Beam Modification of Materials. Aqui.

– XIII Encontro da SBPMat. Aqui.

– International Symposium on Crystallography – 100 years of History. Aqui.

– Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Aqui.

 MM&FGM 2014 – 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials. Aqui.

– X Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (X-BraSGlass). Aqui.

Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Para divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *