Boletim SBPMat – edição 28 – dezembro 2014.


 

Edição nº 28 – Dezembro de 2014

Saudações, .

Notícias da SBPMat

XIV Encontro da SBPMat – Rio de Janeiro, 27 de setembro a 1º de outubro de 2015

Chairs: Os chairmen do XIV Encontro da SBPMat são Marco Cremona e Fernando Lázaro Freire Junior, do Departamento de Física da PUC-Rio.

Patrocinadores e expositores: A Edwards, Metrohm Pensalab, M&M Vácuo e Quantum Design América do Sul já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br

Visite o site do XIV Encontro.

Mensagem da Presidência

Veja a mensagem de final de ano da Presidência da SBPMat. Aqui.

Artigo em destaque 

Uma equipe de pesquisadores da UFRGS elucidou mecanismos físico-químicos que ocorrem no processamento de germânio – um material promissor como alternativa ao silício na micro e nanoeletrónica. Os resultados do estudo, que foram recentemente publicados no periódico Applied Physics Letters, podem ser aplicados no desenvolvimento de transistores MOSFET e QWFET baseados em germânio, visando melhorar as propriedades elétricas do material. Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade
Os três cientistas eleitos neste ano membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Físicas são pesquisadores da área de Materiais. Professores Aldo Felix Craievich (USP), Helio Chacham (UFMG) e Livio Amaral (UFRGS), parabéns por este reconhecimento! Saiba mais.
Os professores Edgar Dutra Zanotto e Victor Carlos Pandolfelli, membros da comunidade brasileira de pesquisa em Materiais, foram eleitos para o compor o quadro de membros titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Saiba mais.
Dicas de leitura
Matérias de divulgação científica sobre artigos publicados nos periódicos científicos mais renomados da área.– Cientistas criam teste com microbalas e mostram que o grafeno é muito melhor do que aço para absorver impactos (divulgação de paper da Science). Aqui.

– Novos dispositivos optoeletrônicos orgânicos “vestíveis” são usados como sensores em medicina e esportes (divulgação de paper da Advanced Materials). Aqui.

– Montagem inovadora de redes de nanofios permite fabricar eletrodos flexíveis, transparentes e bons condutores (baseado em paper da Angewandte Chemie International Edition). Aqui.

– Está finalizando 2014, o Ano Internacional da Cristalografia. Veja a entrevista da revista Ciência hoje com Yvonne Mascarenhas, pioneira da cristalografia moderna no Brasil. Aqui.

– E 2015 está por iniciar. Será o “Ano Internacional da luz e das tecnologias baseadas em luz” (IYL 2015). Dizem que, na mesma medida em que o século XX foi impactado pela eletrônica, o século XXI é impactado pela fotônica. Explore o site oficial do IYL 2015. Aqui.

Oportunidades
Concurso para professor em Termodinâmica dos Materiais na Universidade Federal de Lavras (MG). Aqui.

– Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics. 100 positions available for top-quality Masters and PhD students. Aqui.

– Chamada CNPq-CISB-Saab do Ciência sem Fronteiras: doutorado sanduíche e pós-doutorado na Suécia. Aqui.

Próximos eventos da área
– 1st Brazilian X-ray Absorption Spectroscopy School (EBARX). São Carlos (Brasil). 9 a 13 de fevereiro de 2015. Mais.– Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos). São Carlos (Brasil). 1 a 9 de agosto de 2015. Mais.

XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro. 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
– 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.

Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir artigos e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *