Gente da comunidade: entrevista com o presidente reeleito da SBPMat, Osvaldo Novais de Oliveira Junior.


Osvaldo Novais de Oliveira Jr
Osvaldo Novais de Oliveira Junior em encontro anual da SBPMat.

Reeleito em janeiro deste ano, o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP) inicia neste mês de fevereiro seu segundo mandato consecutivo como presidente da SBPMat, junto a uma diretoria parcialmente renovada, formada pelo professor Rubem Luis Sommer (CBPF) no setor de administração, finanças e patrimônio, e, como diretores científicos, os professores Antonio Eduardo Martinelli (UFRN), Daniel Eduardo Weibel (UFRGS), Glaura Goulart Silva (UFMG), Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB) e Mônica Alonso Cotta (Unicamp). Esta diretoria administrará a sociedade por dois anos, até o final de 2019.

Atualmente, o professor Novais de Oliveira Junior (ou “Chu”, como é conhecido) é professor titular do Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e editor associado da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Dono de um índice H de 58, seu nome se encontra entre os dos 100 cientistas do Brasil de todas as áreas com índice H mais alto. É autor de cerca de 500 artigos e seus trabalhos contam com cerca de 15.500 citações (dados do Google Scholar).

Neste entrevista, o presidente reeleito fala um pouco sobre seu primeiro mandato na SBPMat, os planos para a gestão que inicia e suas atividades científicas atuais.

Boletim da SBPMat: – Você acaba de concluir seu primeiro mandato como presidente da SBPMat. Compartilhe com nossos leitores um comentário a respeito dos resultados conseguidos pela diretoria que você presidiu.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior: – No mandato que se encerrou a prioridade da diretoria foi a de manter os Encontros Anuais em alto nível, a despeito da crise financeira por que passa o sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Além dessa prioridade, continuamos os esforços de diretorias anteriores na internacionalização da SBPMat, com parcerias com sociedades científicas de outros países.

Boletim da SBPMat: – Você acaba de assumir um novo mandato, de dois anos, como presidente da SBPMat. Comente seus planos e expectativas.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior: – A expectativa da diretoria é a de poder dar continuidade às atividades que fizeram da SBPMat uma das sociedades científicas mais atuantes e prestigiosas no Brasil. Como planos principais, destacaria a busca por maior inserção na sociedade, com um trabalho de disseminação das contribuições da ciência e tecnologia para o país, e um aumento no número de associados da SBPMat.

Boletim da SBPMat: – Sobre seu trabalho de pesquisa científica, conte-nos um pouquinho o que está fazendo.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior: – A pesquisa de meu grupo, em parceria com outros no Brasil e no exterior, se concentra em duas áreas: i) no estudo e uso de materiais para biologia e medicina, por exemplo com biossensores para diagnóstico precoce de câncer e determinação de mecanismos em nível molecular de fármacos para combater bactérias super-resistentes. ii) uso de metodologias de física estatística e redes complexas para análise de textos, como na identificação de autoria de livros e verificação de multidisciplinaridade na literatura científica.

Boletim da SBPMat: – Se quiser, utilize este espaço para deixar uma mensagem para os sócios da SBPMat e para a comunidade que acompanha as novidades do boletim.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior: – Eu e a nova diretoria esperamos contar com o apoio entusiasmado da comunidade, como tem ocorrido nos últimos anos.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *