SBPMat na Assembleia Geral da IUMRS no Japão.


Participantes da assembleia geral da IUMRS. Prof. Bianchi (SBPMat) é o sexto em pé a partir da esquerda.
Participantes da assembleia geral da IUMRS. Prof. Bianchi (SBPMat) é o sexto em pé a partir da esquerda.

O professor Rodrigo Fernando Bianchi (UFOP), diretor científico da SBPMat, representou a sociedade na Assembleia Geral da IUMRS (União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais), realizada em 27 de agosto de 2017 na cidade de Kyoto (Japão) durante o evento IUMRS-ICAM 2017 (décima quinta edição da Conferência Internacional de Materiais Avançados).

A SBPMat é uma das quatorze sociedades de pesquisa em Materiais do mundo que compõem atualmente a IUMRS. As outras são as sociedades da África, Austrália, China, Cingapura, Coreia, Europa, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, Tailândia e Taiwan. De acordo com Bianchi, na reunião ficou claro o interesse de diversas associações em colaborar com o Brasil.

Além de representar a SBPMat na reunião, o professor Bianchi apresentou, na IUMRS-ICAM 2017, trabalhos de seu grupo de pesquisa voltados ao desenvolvimento de sensores de radiação impressos.

Dentro da programação do evento, que contou com cerca de 1.900 participantes de dezenas de países, o que mais chamou a atenção do diretor científico da SBPMat foram as apresentações sobre aplicação da ciência e das técnicas de caracterização de materiais na conservação de recursos culturais (pinturas, monumentos etc). “Ou seja, a valorização cultural dentro da área de materiais – algo de grande importância para a conservação de patrimônio artístico, histórico e cultural de um país, e que está no contexto de Kyoto, capital cultural do Japão. O Brasil poderia seguir a mesma tendência! ”, disse Bianchi.

No evento, o professor Ado Jorio (UFMG), também membro da comunidade brasileira de Materiais, proferiu uma palestra plenária sobre espalhamento inelástico da luz em nanoestruturas de carbono.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *