Sugestão de apoio emergencial aos pós-graduandos do Rio Grande do Sul.


SUGESTÃO DE APOIO EMERGENCIAL AOS PÓSGRADUANDOS DO RIO GRANDE DO SUL

Excelentíssimo Professor Ricardo Galvão, Presidente do CNPq.
Excelentíssima Professora Denise Pires de Carvalho, Presidente da CAPES.

Em virtude da situação de calamidade enfrentada pelo Estado do Rio Grande do Sul, os Comitês de Assessoramento de Química e Física/Astronomia do CNPq vêm, por meio desta, propor ao CNPq e à CAPES, como mais uma ação de solidariedade para com as Instituições de Ensino e Pesquisa que tiveram seus laboratórios e infraestrutura de ensino e pesquisa afetados pela recente catástrofe climática que se abateu sobre aquele estado, um apoio emergencial aos pós-graduandos das instituições apoiadas pelo sistema CNPq e CAPES. Propomos, então, uma iniciativa que vise a apoiar os estudantes de pós-graduação (PG) de todas as áreas do conhecimento das instituições gaúchas, para realizarem – quando necessário e desejável – seus trabalhos experimentais e computacionais em outras instituições do sistema de PG do País. Para tanto, pedimos que CNPq e CAPES destinem recursos para a mobilidade dos estudantes, de modo que possam dar continuidade à sua pesquisa de mestrado/doutorado em outros laboratórios. Detalhes da formatação desta ação emergencial poderão ser discutidos em reunião específica sob a coordenação do CNPq e CAPES.

Como exemplo de uma forma de operacionalizar esta proposta, as agencias de fomento (CNPq e Capes) poderiam abrir um edital simplificado emergencial de mobilidade e disponibilizar um formulário eletrônico, para cadastro dos laboratórios interessados em participar dessa ação recebendo estudantes. É importante ressaltar que, ao se cadastrarem, os laboratórios oferecerão sua estrutura para os/as estudantes durante o período em que estes/as estiverem envolvidos/as em suas atividades. Adicionalmente, os/as estudantes deveriam manifestar seu interesse em ser acolhido em determinado laboratório, com a devida anuência de seus/suas orientadores/as e do supervisor local que receberá. Para otimizar este processo, sugerimos ainda que que os/as candidatos/as indiquem até três laboratórios, dentre os cadastrados, onde possam vir a desenvolver suas atividades, para maior flexibilidade.

Esperamos poder contar com a sensibilidade e apoio das ilustres presidências do CNPq e da CAPES, e agradecemos antecipadamente pela atenção dispensada a esta solicitação.

Essa iniciativa conta com o apoio, além dos membros dos CA’s, das entidades cujos dirigentes esta subscrevem.

Em 10 de junho de 2024.

Atenciosamente,

 

Severino Alves Júnior, membro do CA- Química, CNPq,

Monica Cotta, membro do CA Física/Astronomia, CNPQ,

Helena Nader, Presidente Academia Brasileira de Ciências,

Renato Janine Ribeiro, Presidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,

Anderson Gomes, Presidente da Academia Pernambucana de Ciências,

Ivan Bechtold, Presidente da SBPMat.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *