Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2024.
A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), vem expressar extrema preocupação com as últimas notícias acerca da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), particularmente quanto à possível exoneração do Professor Jerson Lima da Silva da presidência da fundação.
O Professor Jerson Lima é um renomado pesquisador com uma carreira de destaque nacional e internacional na área de bioquímica e biologia molecular. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina, além de professor titular da UFRJ. A partir de sua atuação como presidente da FAPERJ e de sua capacidade de articulação entre diferentes agentes no cenário nacional, ele tem dado importante contribuição para o desenvolvimento científico do país. Sua exoneração causa preocupação a toda a comunidade científica brasileira visto que sua gestão foi marcada por um comprometimento inegável com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação não somente no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil.
A manutenção de um pesquisador de excelência como presidente da FAPERJ é fundamental para garantir o sucesso desta importante instituição como instrumento de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Deste modo, a ocupação de cargo com tamanha importância por motivos que não estejam diretamente ligados à promoção do conhecimento, da ciência e tecnologia, e compromisso com a inovação, não é aceitável.
Ivan H Bechtold
Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais – SBPMat