Boletim da SBPMat – 55ª edição.


 

Saudações !

Edição nº 55 – 31 de março de 2017
Notícias da SBPMat
Anuidade SBPMat. Veja motivos e benefícios de ser sócio da SBPMat e saiba como pagar a anuidade. O prazo para emissão do boleto no valor com desconto encerra hoje. Veja aqui. 
XVI Encontro da SBPMat/ XVI B-MRS Meeting
Submissão de resumos. Está aberta no site do evento, até 5 de maio, a submissão de trabalhos para apresentação oral ou em forma de pôster. Veja instruções para autores, aqui.

Simpósios. Veja a lista dos 23 simpósios aprovados, dentro dos quais os resumos são submetidos. Aqui.

Prêmio Bernhard Gross. Trabalhos submetidos por autores que são estudantes de graduação ou pós-graduação podem ser candidatos ao prêmio da SBPMat. Para participar da seleção, o autor deve submeter, até 14 de agosto, um resumo estendido adicional ao resumo convencional. Mais informações, nas instruções para autores, aqui.

Organização. Conheça o comitê organizador. Aqui.

Expositores. Veja no site do evento as 18 empresas que já confirmaram participação. Empresas
interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação devem entrar em contato com Alexandre, no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Artigo em destaque

Uma equipe internacional que inclui pesquisadores da UFMG, Unicamp e UFRN apresentou, no periódico Nano Energy, uma contribuição ao desenvolvimento de materiais para supercapacitores. Usando um método simples e facilmente escalável, os autores fabricaram um compósito de polipirrol, grafeno e zircônia e testaram seu desempenho na estocagem de eletricidade. O material demonstrou potencial para uso em eletrodos de supercapacitores.  Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da comunidade

Entrevistamos Vinícius Galhard Grassi, líder de pesquisa em polímeros no Brasil da Braskem. Doutor em Química pela UFRGS, Grassi trabalha há 16 anos em P&D em polímeros no meio empresarial, e já viu vários produtos desenvolvidos por ele e seus colaboradores sendo comercializados no mercado – um prazer incrível, diz ele, que justifica todo o esforço. Saiba mais sobre a carreira deste pesquisador, os produtos que desenvolveu e sua visão da atividade de P&D empresarial. Veja a entrevista.

Edgar Zanotto (UFSCar) e Oswaldo Alves (Unicamp) integram o conselho científico do Instituto Serrapilheira de apoio à ciência. Saiba mais. 

Yvonne Mascarenhas (USP), pioneira da pesquisa em Materiais no Brasil, é premiada pela União Internacional de Química Básica e Aplicada. Saiba mais.

Dicas de leitura
  • Livro “Nanociência e Nanotecnologia: Princípios e Aplicações” (editora Elsevier). A obra de 3 volumes, realizada por autores do Brasil e lançada em português em 2015, ganha edição em inglês. Saiba mais.
  • Rumo ao computador neuromórfico: dispositivo orgânico faz sinapse artificial com menor gasto de energia (divulgação de paper da Nature Materials com participação de pesquisador do Brasil). Saiba mais.
  • Contrariando lei da Física que relaciona condutividade elétrica e térmica, material se mostra bom condutor da eletricidade e mau condutor do calor (divulgação de paper da Science). Saiba mais.
  • Fio têxtil inteligente que estimula a circulação e outras inovações da empresa Rhodia criadas em laboratórios brasileiros. Aqui.
Oportunidades
  • Prêmio “Para Mulheres na Ciência” da LÓreal, Unesco e ABC está com inscrições abertas. Aqui.
  • Chamada SibtratecNano de projetos de nanotecnologia em produtos e processos, para empresas em colaboração com ICTs. Aqui.
  • Período para inscrições ao “Young Researcher Award”, prêmio da SBPMat em parceria com a E-MRS para pós-docs, encerra hoje. Aqui.
Próximos eventos da área
  • 9th International Conference on Materials for Advanced Technologies. Suntec (Cingapura). 18 a 23 de junho de 2017. Site. 
  • 1ª Escola Brasileira de Síncrotron (EBS). Campinas, SP (Brasil). 10 a 21 de julho de 2017. Site.
  • XI Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (XI Brazglass). Curitiba, PR (Brasil). 13 a 16 de julho de 2017. Site.
  • VIII Método Rietveld de Refinamento de Estrutura. Fortaleza, CE (Brasil). 24 a 28 de julho de 2017. Site.
  • XXXVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBRAVIC) + III Workshop de Tratamento e Modificação de Superfícies (WTMS). São José dos Campos, SP (Brasil). 21 a 25 de agosto de 2017. Site.
  • IUMRS-ICAM 2017. Kyoto (Japão). 27 de agosto a 1º de setembro de 2017. Site.
  • 18 International Conference on Luminescence. João Pessoa, PB (Brasil). 27
    de agosto a 1º de setembro de 2017. Site.

  • XVI Encontro da SBPMat/ XVI B-MRS Meeting. Gramado, RS (Brasil). 10 a 14 de setembro de 2017. Site.
  • 2ª Conferência Nacional em Materiais Celulares (MatCel’2017) + Conferência Internacional em Dinâmica de Materiais Celulares (DynMatCel’2017). Aveiro (Portugal). 25 a 27 de setembro de 2017. Site.


Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 
 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *