Boletim da SBPMat – 62ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 62. 31 de outubro de 2017.
Notícias da SBPMat

XVII Encontro da SBPMat (Natal, 16-20/09/2018). O comitê organizador do próximo evento anual da SBPMat, coordenado pelo prof. Antonio E. Martinelli (UFRN), convida a comunidade científica a submeter propostas de simpósio. A chamada está aberta até 31 de janeiro de 2018. Saiba mais.

natal

Enquanto membro da IUMRS (International Union of Materials Research Societies), a SBPMat participou da assembleia geral dessa entidade internacional, realizada no fim de agosto no Japão durante o evento IUMRS-ICAM 2017. Saiba mais.

foto iumrs bianchi

XVI Encontro da SBPMat (Gramado, 10-14/09/2017). Confira no YouTube da SBPMat vídeos com depoimentos do presidente da SBPMat, do coordenador do evento e do presidente da Sociedade Argentina de Materiais. Veja no site do encontro os proceedings do evento (ISBN: 978-85-63273-35-2).

youtube

Artigo em destaque

Cientistas do Brasil têm dado passos importantes no desenvolvimento do diamante bidimensional. Em artigo da Nature Communications, equipe liderada por pesquisadores da UFMG reporta evidência experimental (Raman) da formação de diamante 2D obtido pela compressão de duas folhas de grafeno, e propõe mecanismo de formação do material baseado em cálculos e simulações computacionais. Saiba mais.

diamondeno

Notícias da comunidade

Sócios da SBPMat (inclusive o presidente da sociedade) foram recentemente nomeados editores dos periódicos científicos internacionais ACS Applied Materials and Interfaces, Solar Energy e Journal of Nanoscience and Nanotechnology. Saiba mais.

editores

Jovem sócio da SBPMat ganhou prêmios da E-MRS, IEEE Magnetics Society e SBPMat no que vai de 2017 por trabalhos desenvolvidos em seu doutorado na UFMA. Saiba mais.

navadeep

Sócio fundador da SBPMat foi eleito “Cientista do ano” na área de Materiais em premiação promovida pelo Instituto Nanocell. Saiba mais.

zanotto

Pesquisador da comunidade foi eleito membro honorário da Sociedade Europeia de Cerâmica (ECerS) e se tornou primeiro latino-americano escolhido para essa honraria. Saiba mais.

pandolfelli fellow

Dicas de leitura

  • Inaugurado na Europa, maior laser de raios X, de 3,4 km, captará em imagens 3D detalhes de processos do mundo nano. Saiba mais.
  • Dispositivo de bolso de polímero e nanotubos esfria bateria em segundos e possibilita inovações em esfriamento (paper da Science). Saiba mais.
  • Novo material 2D composto por 4 elementos tem bandgap regulável e potencial para uso em células solares e LEDs (paper de capa da Advanced Materials). Saiba mais.
  • Sistema baseado em nanopartículas ataca tumores com combinação de entrega de fármaco e estímulo à resposta imune (paper da Materials Today). Saiba mais.

Oportunidades

  • Seleção para mestrado e doutorado em Materiais na USP São Carlos. Saiba mais.
  • Seleção para mestrado e doutorado em Engenharia da Nanotecnologia da COPPE/UFRJ. Saiba mais.
  • KAUST promove competição internacional de pesquisas de graduação que reunirá 50 finalistas na Arábia Saudita. Saiba mais.

Eventos

  • 1st Pan American Congress of Nanotechnology. Fundamentals and Applications to Shape the Future. Guarujá, SP (Brasil). 27 a 30 de novembro de 2017. Site.
  • 60 years of IEA-R1. São Paulo, SP (Brasil). 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017. Site.
  • Primer Encuentro de Jóvenes Investigadores en Ciencias de Materiales. Montevideu (Uruguai). 13 a 14 de abril de 2018. Site.
  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Chamada de simpósios.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *