Boletim da SBPMat – 63ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 63. 30 de novembro de 2017.
Eleições na SBPMat

Começou o processo que resultará na eleição, no final de janeiro, da Diretoria Executiva (presidente e diretores) para os próximos 2 anos e membros do Conselho Deliberativo para os próximos 4 anos.

Quem participa? Todos os sócios em situação regular (com cadastro de sócio no portal e anuidade 2017 paga) poderão votar, constituir chapas para a Diretoria ou manifestarem interesse em ser conselheiros.

Como regularizar a situação? Até 11 de dezembro, é possível tornar-se sócio pela primeira vez (cadastro + anuidade 2017) ou regularizar a situação (anuidade 2017) para estar apto a participar deste importante processo da nossa sociedade.

Como candidatar-se? Para inscrever chapa de Diretoria ou manifestar interesse em fazer parte do Conselho, é necessário escrever para eleicoes2017@sbpmat.org.br.

Mais informações.

eleicoes

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

Chamada de propostas de simpósio. Até 31 de janeiro de 2018, a comunidade científica internacional pode submeter propostas de simpósio. Saiba mais.

Expositores e patrocinadores. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br. Até 22 de dezembro há descontos nos valores dos estandes e cotas de patrocínio.

Chairman. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN).

Local. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra.

natal

Artigo em destaque

Trabalho realizado principalmente no LNLS e Unicamp desenvolveu um método, baseado em XMCD, que permitiu um estudo experimental único da distribuição de elétrons e do magnetismo de compostos baseados em urânio, pouco estudados experimentalmente devido à sua toxicidade. Além dos resultados científicos publicados na Nature Communications, o trabalho deixa à comunidade científica um sistema para pesquisa em materiais magnéticos, instalado no LNLS. Saiba mais.

artigo destaque

Cientista em destaque

Entrevistamos Oscar Malta, professor da UFPE, que acaba de receber um diploma de doutor honoris causa pela prestigiosa Universidade de Wroclaw (Polônia). Em 4 décadas de pesquisa fundamental e aplicada sobre elementos lantanídeos e seus compostos, Malta fez uma série de contribuições de alto impacto. Seus artigos contam com cerca de 7.000 citações. Na entrevista, o cientista falou sobre sua trajetória, a área de lantanídeos e a importância da ciência e tecnologia para a humanidade. Também deixou uma mensagem para os mais jovens, instando que deem importância ao estudo dos fundamentos teóricos e históricos de seus temas de pesquisa. Saiba mais.

malta 2

Notícias da comunidade

  • Antonio Carlos Hernandes (IFSC), sócio fundador e ex-diretor da SBPMat, é novo vice-reitor da USP. Saiba mais.

Dicas de leitura

  • Combinando materiais com diferentes reações à radiação infravermelha, cientistas criam tecido que aquece de um lado e refrigera do outro (paper da Science Advances). Saiba mais.
  • Pesquisa de cientistas do Brasil mostra que NbB, citado como exemplo de supercondutividade há 65 anos, não é supercondutor (paper da Physical Review Materials). Saiba mais.

Oportunidades

  • Bolsas de mestrado FAPESP em Energias Renováveis. Saiba mais.
  • Bolsa para pós-doutorado na UFSC. Saiba mais.
  • Processo seletivo para pós-graduação em Engenharia Biomédica na UNIVAP. Saiba mais.
  • Seleção para mestrado na UFTM (MG) em materiais para biociências e produtos bioativos. Saiba mais.
  • Vaga para professor no Departamento de Engenharia Química e de Materiais do CTC/PUC-Rio. Saiba mais.
  • Seleção de professor visitante brasileiro ou estrangeiro em Física e Ensino de Física para atuar na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Saiba mais.
  • Call for applications of foreign visiting professors/researchers for the Federal University of Mato Grosso do Sul. Saiba mais.
  • Seleção para mestrado e doutorado em Engenharia da Nanotecnologia da COPPE/UFRJ. Saiba mais.

Eventos

  • 60 years of IEA-R1. São Paulo, SP (Brasil). 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017. Site.
  • Primer Encuentro de Jóvenes Investigadores en Ciencias de Materiales. Montevideu (Uruguai). 13 a 14 de abril de 2018. Site.
  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.
  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Chamada de simpósios.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *