Boletim da SBPMat – edição 34.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 34 – 8 de julho de 2015 

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Inscrições: o período de inscrições com desconto está aberto até 31 de julho. O valor das inscrições inclui participação no evento, program book, recepção de boas-vindas e coffee breaks diários. Saiba mais.

Publicação de trabalhos: Trabalhos apresentados no encontro poderão ser submetidos à avaliação por pares para publicação em periódicos científicos do IOP. Saiba mais.

Programa: 7 palestras plenárias com cientistas de renome internacional já estão confirmadas. Veja quem são os palestrantes e os resumos de suas palestras.

Prêmio Bernhard Gross: Os autores que são estudantes podem submeter resumos estendidos de seus trabalhos para participar do prêmio ao melhor trabalho oral e melhor pôster de cada simpósio. Mais informações nas instruções para autores.

Hospedagem: Está disponível uma lista de hotéis com condições especiais para participantes do XIV Encontro da SBPMat. Aqui.

Patrocinadores e expositores: 28 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

XIV Encontro: 2.400 resumos submetidos
A décima quarta edição do encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) bate um novo recorde na história desses eventos ao registrar 2.400 resumos submetidos a seus 27 simpósios e 2 workshops. Até 10 de julho, os autores receberão a notificação de aceitação, rejeição ou transferência para um simpósio diferente do escolhido. Saiba mais.
XIV Encontro: entrevistas com palestrantes de plenárias

O professor Ichiro Takeuchi, da University of Maryland (EUA), falará no encontro da SBPMat sobre a abordagem combinatória na área de Materiais. Essa metodologia, que permite acelerar significativamente diversos processos de pesquisa, tem ajudado Takeuchi a descobrir uma série de compostos e estabelecer estratégias para determinar rapidamente a relação composição-estrutura-propriedade de diversos materiais. Em entrevista a nosso boletim, o cientista explicou como funciona na prática a pesquisa combinatorial e enumerou algumas de suas principais contribuições nesse campo. Ele também falou sobre um tema que abordará na plenária: a “integrated materials engine”, que une teoria e experimentos rápidos para descobrir novos materiais.  Veja a entrevista.

Também entrevistamos o professor Paul Ducheyne, da University of Pennsylvania (EUA). Ducheyne dedica-se, há umas 4 décadas, ao estudo de biomateriais, campo no qual é autor de centenas de artigos que totalizam mais de 10.000 citações, 40 patentes e livros. Na entrevista, Ducheyne enumerou algumas de suas principais contribuições à área, como por exemplo a explicação de como materiais sintéticos levam à formação de tecidos. Na palestra plenária do XIV Encontro da SBPMat, Ducheyne falará, obviamente, sobre biomateriais; em particular, sobre cerâmicas bioativas com funcionalização in situ e materiais sol-gel usados na liberação de fármacos e fatores de crescimento. Veja a entrevista.

Artigo em destaque 

Analisando imagens de AFM de amostras de nitreto de boro hexagonal (material bidimensional), pesquisadores de Minas Gerais suspeitaram que o padrão de dobras nanométricas que tinha se formado em consequência de um tratamento térmico seguia um ordenamento particular. Os cientistas empreenderam um estudo que envolveu técnicas experimentais, teoria e simulações e comprovaram que estavam observando um fenômeno de deformação organizada em direções cristalográficas. Essa propriedade, nova em materiais bidimensionais, pode vir a ser explorada pela “straintrônica”. O trabalho foi recentemente publicado na Nano Research.  Veja nossa matéria de divulgação.

Dicas de leitura
Livros.

  • “Refractory Castable Engineering”, uma obra de mais de 700 páginas sobre materiais refratários de autoria de três pesquisadores brasileiros, recentemente publicada pela editora Göller Verlag (Alemanha). Saiba mais.

Divulgação científica internacional.

  • Set-up experimental inovador permite o estudo do atrito de átomos individuais – texto e vídeo (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Novo método, simples, para fazer bolhas de skyrmions viabiliza mais estudos e aplicações dessas partículas magnéticas (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Nanotermômetro com raio de medição de mais de 300 graus desenvolvido por equipe da UFSCar e de universidade alemã (divulgação de paper da ACS Nano). Aqui.

Notícias dos INCTs e CePIDs.

  • Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) em parceria com empresa desenvolve um sistema que permite evitar o desperdício de água em até 30%. Aqui.
  • No mercado: Garrafas dobram prazo de validade de leite fresco graças a nanotecnologia desenvolvida por empresa brasileira, spin-off do CDMF. Aqui.
  • Proceedings do simpósio N do XIII Encontro da SBPMat, coorganizado pelo INCT de Engenharia de Superfícies, foram publicados no periódico “Surface and Coatings Technology”, da Elsevier. Aqui.
  • O INCT de Engenharia de Superfícies divulgou os resultados de seu concurso de imagens. Aqui.
Oportunidades
  • Bolsa de pós-doutorado no Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CTNanotubos), em MG.  Aqui.
  • Abertas as inscrições para seleção do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFERSA em Mossoró (RN). Aqui.
Próximos eventos da área
  • VII Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 6 a 10 de julho de 2015. Site.
  • Escola de Técnicas de Espalhamento de Raio-X (SAXS) e Neutrons (SANS) para Investigação Estrutural de Materiais e Sistemas Biológicos. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 6 a 10 de julho de 2015. Site.
  • São Paulo School of Advanced Sciences (ESPCA) on Recent Developments in Synchrotron Radiation. Campinas, SP (Brasil). 13 a 24 de julho de 2015. Site.
  • XXVI Escola de Inverno de Física da UFMG. Belo Horizonte, MG (Brasil). 13 a 17 de julho de 2015. Site.
  • Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos). São Carlos, SP (Brasil). 1 a 9 de agosto de 2015. Site.
  • III Escola de Química da UFRGS. Porto Alegre, RS (Brasil). 10 a 12 de agosto de 2015. Site.
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) e I Reunião da Latin America Crystallographic Association (LACA). São Paulo e Campinas, SP (Brasil). 9 a 11 de setembro de 2015. Site.
  • 2015 IUCr High-Pressure Workshop. Campinas, SP (Brasil). 12 a 15 de setembro de 2015. Site.
  • Workshop em Ciências dos Materiais. São Carlos, SP (Brasil). 21 a 25 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 8th International Summit on Organic and Hybrid Solar Cells Stability (ISOS-8). Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 29 de setembro a 1º de outubro. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
  • 4th EPNOE International Polysaccharide Conference. Varsóvia (Polônia). 18 a 22 de outubro de 2015. Site.
  • 10th Ibero-American Workshop on Complex Fluids 2015. Florianópolis, SC (Brasil). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • 14th International Union of Materials Research Societies – International Conference on Advanced Materials (IUMRS-ICAM 2015). Jeju (Coreia). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • 16th International Feofilov Symposium on spectroscopy of crystals doped with rare earth and transition metal ions. São Petersburgo (Rússia). 9 a 13 de novembro de 2015. Site.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *