Boletim da SBPMat – edição 36.


 

Saudações !

Edição nº 36 – 4 de setembro de 2015 

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Inscrições: Você pode fazer sua inscrição online, aqui. Durante o evento, a secretaria estará aberta para inscrições no dia 27 das 17h00 às 19h00 e, nos demais dias, das 7h00 às 8h30. 

Programa: Veja aqui o programa completo do evento, simpósio por simpósio. Veja aqui o programa resumido do evento.

Publicação de trabalhos: Trabalhos apresentados no encontro poderão ser submetidos a avaliação por pares para publicação em periódicos científicos do Institute of Physics (IOP). Os trabalhos do XIV Encontro da SBPMat aceitos para publicação em algum dos 5 periódicos propostos serão destacados numa coleção online dedicada ao evento. As submissões estão abertas até 15 de outubro. Saiba mais.

Prêmios: Neste ano o evento conta com 4 prêmios. O Prêmio Bernhard Gross para o melhor oral e melhor pôster de estudantes de graduação ou pós-graduação de cada simpósio, o Prêmio da IUMRS (International Union of Materials Research Societies) para os 3 melhores pôsteres dentre os agraciados com o Bernhard Gross, o Prêmio Horiba para o melhor oral e o melhor pôster de todo o evento, e o Prêmio da E-MRS (European Materials Research Society) para o melhor oral e os 2 melhores pôsteres do simpósio C.

Hospedagem: Está disponível uma lista de hotéis com condições especiais para participantes do XIV Encontro da SBPMat. Aqui.

Patrocinadores e expositores: 29 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

XIV Encontro: palestra memorial será para Eloisa Biasotto Mano
A “Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro”, honraria da SBPMat para pesquisadores de trajetória destacada, será outorgada a Eloisa Biasotto Mano durante a abertura do XIV Encontro da SBPMat. A professora Eloisa, que correu atrás de uma formação científica internacional numa época em que a maioria das mulheres era analfabeta no Brasil, fundou na UFRJ o primeiro grupo de pesquisa em polímeros do país. Esse grupo mais tarde se transformou no Instituto de Macromoléculas (IMA), o qual foi dirigido por Eloisa até a aposentadoria dela. Na noite de 27 de setembro, esta professora emérita da UFRJ, que tem 90 anos de idade, será homenageada pela SBPMat e falará sobre a importância dos materiais macromoleculares. Veja nossa matéria sobre Eloisa Biasotto Mano. 
XIV Encontro: entrevistas com palestrantes de plenárias

Na interação com materiais avançados, a luz e outras ondas podem se comportar de modo realmente inusitado. No XIV Encontro da SBPMat, Nader Engheta, um especialista mundial nos materiais criados pelo ser humano conhecidos como metamateriais, falará de fenômenos extraordinários que ocorrem quando os materiais fabricados em seu grupo interagem com a luz. Entre outras significativas contribuições, Engheta e seus colaboradores têm criado circuitos ópticos nanométricos usando arranjos de metamateriais. Em entrevista a nosso boletim, o professor da Universidade de Pennsylvania (Estados Unidos) falou sobre essa e outras contribuições, que foram publicadas em alguns dos periódicos científicos mais renomados. Em mensagem aos leitores, mencionou as emoções da vida de cientista. Veja a entrevista.

Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas de instituições do Brasil (UCS, Unicamp e UFRGS) lançou um olhar químico sobre um problema tradicionalmente abordado com a Física e conseguiu avançar no entendimento da adesão e delaminação de filmes finos de DLC depositados em superfícies de aço. Os resultados da pesquisa, que foram publicados num periódico da ACS dedicado a interfaces e materiais aplicados, podem ajudar a otimizar a deposição desses filmes, ampliando seu uso na indústria em aplicações de impacto, como o aumento da eficiência energética de motores de automóveis.  Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 

Entrevistamos Sergio Neves Monteiro, atualmente professor colaborador do IME, que atuou na introdução da pesquisa em Materiais na COPPE e na UERJ.  Ao longo de sua carreira, Neves Monteiro foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFRJ, secretário de ensino superior no MEC, subsecretário de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e presidente do conselho superior da FAPERJ, entre outras funções. Em entrevista a nosso boletim, falou um pouco sobre sua trajetória profissional e deixou uma mensagem para nossos leitores que iniciam suas carreiras de pesquisadores: “Lembro que muito mais do que uma carreira profissional, com estabilidade e adequada remuneração em instituições de ensino e pesquisa, ser pesquisador pode trazer grande satisfação pessoal e a certeza de contribuir diretamente para o crescimento do país”.  Veja a entrevista.

Victor Pandolfelli, professor do DEMa – UFSCar, recebeu o “Theodore J. Planje – St. Louis Refractories Award – 2015″. Pandolfelli foi o primeiro ganhador do hemisfério sul desse prêmio de materiais cerâmicos para altas temperaturas da American Ceramic Society, instituído em 1967. Saiba mais.
Dicas de leitura
Divulgação científica internacional.

  • Equipe científica interdisciplinar formula marco teórico para observações de cristais que se organizam em estruturas complexas ao incorporar partículas, com impacto na biologia, geologia, materiais e outras áreas (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Cientistas desenvolvem tinta que bate recorde de condutividade entre materiais esticados mais de 150% (divulgação de paper da Nature Communications). Aqui.

Notícias dos INCTs e CePIDs.

  • Em São Carlos, escola de vidros e vitrocerâmicos reuniu 100 doutorandos do mundo por 8 dias para educação e networking (breve relatório dos organizadores). Aqui.
  • Vídeo de entrevista a Elson Longo e Edgar Zanotto, coordenadores de CEPIDs de Materiais, realizada durante a 67ª Reunião Anual da SBPC. Aqui.
Oportunidades
  • Pós-doutorado em diversas instituições dos Estados Unidos em nanotecnologia e energia, entre outras áreas. Aqui.
  • Oportunidades para pesquisadores no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Aqui.
  • Pós-doutorado no INPE em DLC e diamante CVD. Aqui.
  • O que é luz? O que é cor? Exposição no museu de ciências da Unicamp responde de modo interativo e divertido. Aqui.
Próximos eventos da área
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) e I Reunião da Latin America Crystallographic Association (LACA). São Paulo e Campinas, SP (Brasil). 9 a 11 de setembro de 2015. Site.
  • I Workshop Universidade-Indústria em Materiais Vítreos. São Carlos, SP (Brasil). 11 de setembro de 2015. Programação.
  • 2015 IUCr High-Pressure Workshop. Campinas, SP (Brasil). 12 a 15 de setembro de 2015. Site.
  • Workshop em Ciências dos Materiais. São Carlos, SP (Brasil). 21 a 25 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 8th International Summit on Organic and Hybrid Solar Cells Stability (ISOS-8). Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 29 de setembro a 1º de outubro. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
  • Nanomercosur 2015. Buenos Aires (Argentina). 6 a 8 de outubro de 2015. Site.
  • 4th EPNOE International Polysaccharide Conference. Varsóvia (Polônia). 18 a 22 de outubro de 2015. Site.
  • 10th Ibero-American Workshop on Complex Fluids 2015. Florianópolis, SC (Brasil). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • Polymers and Self-Assembly: from Biology to Nanomaterials. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 25 a 30 de outubro de 2015. Site.
  • 14th International Union of Materials Research Societies – International Conference on Advanced Materials (IUMRS-ICAM 2015). Jeju (Coreia). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • III Método Rietveld de Refinamento de Estrutura. Belém, PA (Brasil). 26 a 30 de outubro de 2015. Aqui.
  • 16th International Feofilov Symposium on spectroscopy of crystals doped with rare earth and transition metal ions. São Petersburgo (Rússia). 9 a 13 de novembro de 2015. Site.
  • 6th Transmission Electron Microscopy (TEM) Summer School. Campinas, SP (Brasil). 11 a 29 de janeiro de 2016. Aqui.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *