Boletim da SBPMat – edição 44.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 44 – 29 de abril de 2016 

Notícias da SBPMat: XV Encontro - Campinas (SP), 25-29/09/2016 

Inscrições: Estão abertas as inscrições para participar do evento. Valores com desconto até 31 de agosto. Aqui.

Autores: A submissão de resumos está aberta até 30 de maio. As notificações de aceitação de trabalhos serão enviadas aos autores até 10 de julho. Não deixe de ler as instruções para autores. Aqui.

Simpósios: Veja a lista de 22 simpósios aprovados, dentro dos quais podem ser submetidos os resumos.  Aqui.

Prêmios: Interessados em concorrer ao prêmio do evento para estudantes, o Bernhard Gross Award, que distinguirá até um oral e um pôster de cada simpósio, devem submeter um resumo estendido até 22 de agosto. Saiba mais nas instruções para autores.

Expositores: Ainda tem alguns estandes disponíveis. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação devem entrar em contato com Alexandre, no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Plenárias: Veja os resumos das palestras plenárias e palestra memorial do nosso evento e os CVs dos cientistas que vão proferi-las. Aqui.

Hospedagem e passagens: Lista da agência de turismo Follow Up com hotéis, albergues, pousadas e formulário para reserva de vôos. Aqui.

Pacotes turísticos: O site da Follow Up também sugere opções de pacotes turísticos para antes e depois do evento. Aqui.

Local do evento: Veja vídeo sobre a cidade de Campinas e folder sobre o centro de convenções Expo D. Pedro. 

Organizadores: Coordenam esta edição do evento as professoras da Unicamp Ana Flávia Nogueira (Instituto de Química) e Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física “Gleb Wataghin”). Saiba quem são os membros da comissão local e veja fotos dos organizadores, aqui.


Artigo em destaque 

Uma dupla de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso realizou uma pesquisa teórica, baseada em simulações computacionais, sobre a troilite (sulfeto de ferro) dopada com íons de lítio. Os cientistas se debruçaram sobre o comportamento coordenado de elétrons de orbitais diferentes. Em artigo recentemente publicado no Journal of Applied Physics, os autores apresentam a troilite como material promissor para baterias regarregáveis de lítio e reportam que a dopagem com lítio pode gerar estados condutores não convencionais no material isolante. Veja nossa matéria de divulgação.


Gente da nossa comunidade 
Entrevistamos o físico brasileiro Ado Jorio de Vasconcelos (professor da UFMG), especialista na aplicação da Óptica no estudo de nanoestruturas. Em 2001, Jorio tornou-se o primeiro pesquisador que conseguiu usar uma técnica óptica para estudar nanotubos de carbono individualmente. Detentor de um índice H de 74, um dos mais altos do Brasil, Jorio é autor de cerca de 200 publicações que reúnem mais de 30 mil citações. Leia nossa entrevista e saiba mais sobre as contribuições e trajetória deste cientista, que proferirá uma palestra plenária no XV Encontro da SBPMat sobre o uso de espectroscopia Raman para o estudo de nanoestruturas de carbono. Veja nossa entrevista.
Distinção internacional para Edgar Dutra Zanotto (UFSCar): foi eleito fellow da American Ceramic Society (ACerS). Saiba mais.

Dicas de leitura
Artigos científicos

  • Cientistas levam bactéria não-fotossintética a fazer fotossíntese ao inserir nanopartículas inorgânicas nela (divulgação de paper da Science). Aqui.
  • Pesquisadores conseguem que nanotubos de carbono se agrupem em fileiras, e, dessa maneira, fazem filmes de centímetros de extensão (divulgação, com texto e vídeo, de paper da Nature Nanotechnology). Aqui.
  • Pontos quânticos matam bactérias resistentes a antibióticos e não danificam células de mamíferos (divulgação de paper da Nature Materials). Aqui.

Livros

  • Livro da American Ceramic Society (ACerS) sobre cerâmicas de engenharia inclui capítulo sobre óxidos cerâmicos assinado por cientistas do Brasil. Saiba mais.

Patentes

  • Patentes da UFSCar sobre vidro bioativo são licenciadas e podem resultar em novos produtos brasileiros para a área de saúde. Saiba mais.

Oportunidades
  • Bolsa para pós-doutorado na pós-graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Aqui.
  • Seleção para mestrado em Física e Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Aqui.

Próximos eventos da área
  • 5ª escola de SAXS. Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de maio de 2016. Site.
  • 1st User Workshop on Coherent X-ray Imaging and Small Angle X-ray Scattering. Campinas, SP (Brasil). 5 a 6 de maio de 2016. Site.
  • 40th WOCSDICE ‐ Workshop on Compound Semiconductor Devices and Integrated Circuits held in Europe & 13th EXMATEC ‐ Expert Evaluation and Control of Compound Semiconductor Materials and Technologies. Aveiro (Portugal). 6 a 10 de junho de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Site.
  • 1st International Symposium on Advanced Photonic Materials. São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1º de julho de 2016. Site.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016. Site.
  • 26ª edição da Reunião Anual dos Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Campinas, SP (Brasil). 24 a 25 de agosto de 2016. Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo (Suécia). 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *