Boletim SBPMat – edição 24 – agosto 2014.


 

Edição nº 24 – Agosto de 2014

Saudações, .

XIII Encontro da SBPMat: João Pessoa – 28/9 a 2/10

Anúncios

Falta apenas UM mês para nosso encontro da comunidade de pesquisa em Materiais!

Inscrições para participar do evento: aqui.

–  Algumas opções de hospedagem, locação de carros, traslados e passeios: veja na página inicial do site do evento. Aqui.

Entrevistas com plenaristas

Entrevistamos o físico alemão Karl Leo, especialista em semicondutores orgânicos. Além de ser autor de mais de 550 papers com mais de 23.000 citações e de 50 famílias de patentes, o cientista já participou da criação de 8 empresas spin-off. Na sua palestra plenária no XIII Encontro da SBPMat, Karl Leo falará sobre dispositivos orgânicos de alta eficiência, como OLEDs e células solares. Veja nossa entrevista com Karl Leo (traduzida ao português).

Também entrevistamos o físico português Luís António Ferreira Martins Dias Carlos, da Universidade de Aveiro, que dará uma palestra plenária em nosso encontro de João Pessoa sobre luminescência aplicada à nanomedicina. Na entrevista, o professor compartilhou conosco seus trabalhos mais destacados na área de Materiais. Ele também nos falou sobre alguns desafios da área de luminescência para aplicações médicas, tanto no diagnóstico por imagens quanto no mapeamento da temperatura intracelular, e citou exemplos de aplicações de materiais luminescentes que estão no mercado e já são utilizadas no diagnóstico e tratamentos de diversas doenças. Veja nossa entrevista com Luís Dias Carlos (em português).
Artigo em destaque 

Ao fazer pequenos ajustes na técnica de deposição de filmes finos conhecida como magnetron sputtering, um grupo de cientistas conseguiu controlar a direção da magnetização na fabricação de válvulas de spin, dispositivos formados por camadas nanométricas de materiais magnéticos e não magnéticos, usados, por exemplo, na leitura de dados dos discos rígidos. Este trabalho de spintrônica, conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi recentemente publicado na Applied Physics Letters.

Veja a matéria de divulgação que preparamos para esta edição.

Você pode sugerir artigos da área de Materiais com significativa participação brasileira publicados em periódicos com alto fator de impacto para ser divulgados na seção “Artigo em destaque” do boletim: comunicacao@sbpmat.org.br.

História da pesquisa em Materiais no Brasil 

Somamo-nos às comemorações do Programa de Pós-Graduação em Materiais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) por seus 10 anos de existência, com uma matéria e fotos sobre a história do programa e sua interação com a indústria da regiãoVeja aqui.

Você pode sugerir temas para esta seção histórica do boletim: comunicacao@sbpmat.org.br.

Dicas de leitura
– Contribuição da nanotecnologia ao diagnóstico por imagens de problemas do intestino delgado (divulgação de paper da Nature Nanotechnology). Aqui.– Com um  AC-TEM, cientistas testam e observam ao vivo propriedades elétricas do grafeno e a relação com sua estrutura (divulgação de paper da Nanoletters). Aqui.– Xerox faz P&D em grafeno, e patente nº 2.000 da empresa é sobre nanofolhas de grafeno. Aqui.

– Material para blocos cerâmicos para a construção civil desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá (UEM) aproveita resíduos (lodo) de lavanderias da região. Aqui.

– Flexível, resistente e biodegradável, teia de aranha fabricada em laboratório da Embrapa pode ter diversas aplicações. Aqui.

Oportunidades
– Pós-doutorado no Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV), em São Carlos. Aqui.– Concurso para professor no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO). Aqui.– Concurso de comunicação/popularização científica por meio de science slams para pesquisadores atuantes no Brasil. Aqui.

– Prêmio da EDP para projetos de empreendimentos para cidades inteligentes (eficiência energética, energias renováveis). Aqui.

Próximos eventos da área
– 13th European Vacuum Conference + 7th European Topical Conference on Hard Coatings + 9th Iberian Vacuum Meeting. Aqui.– 19th International Conference on Ion Beam Modification of Materials. Aqui.– XIII Encontro da SBPMat. Aqui.

– International Symposium on Crystallography – 100 years of History. Aqui.

– Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Aqui.

 MM&FGM 2014 – 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials. Aqui.

– X Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (X-BraSGlass). Aqui.

Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Para divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *