Boletim da SBPMat – 64ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 64. 18 de dezembro de 2017.
Mensagem de Ano Novo

ano novo 2018

Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

O ano de 2017 foi especialmente difícil para o setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, e a SBPMat se alinhou a outras sociedades científicas ao ecoar vozes que clamam por políticas mais responsáveis por parte dos governos em nosso setor. Tem sido uma batalha difícil convencer dirigentes da importância crescente de investimentos em pesquisa, posto que a sociedade depende cada vez mais de conhecimento para atingir um desenvolvimento sustentável. Para um país com tamanha desigualdade social, como o Brasil, não há caminho alternativo à criação e incorporação de tecnologias para melhorar a vida da população. Precisamos todos nos juntar e repetir o lema defendido por muitos de nossos colegas: “Ciência não é gasto. É investimento!”.

A despeito das dificuldades, a comunidade científica brasileira tem mostrado resiliência notável. Para a SBPMat, por exemplo, 2017 foi marcado por um excelente Encontro em Gramado, cujo nível científico se equipara aos melhores congressos internacionais em ciência e engenharia de materiais. O Encontro foi também uma oportunidade ímpar para reunir pesquisadores da América Latina, além de outros continentes, como parte do esforço da SBPMat de se posicionar no cenário internacional. Neste aspecto, talvez o maior destaque do ano tenha sido a participação de pós-doutorandos brasileiros no Fórum para Jovens Pesquisadores em Estrasburgo, França, organizado pela Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais (E-MRS) e pela União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS). Esses pós-doutorandos foram selecionados num concorrido concurso nacional.

É sempre gratificante acompanhar ao longo do ano, nos Boletins da SBPMat, algumas das conquistas e contribuições de pesquisadores brasileiros em áreas diversas de materiais. Em 2017, muito se fez no Brasil, numa demonstração da pujança de nossa comunidade.

Finalizo agradecendo à comunidade da SBPMat, desejando saúde e sucesso em 2018, na expectativa de encontrar muitos de vocês em Natal (RN), de 16 a 20 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior
Presidente da SBPMAT

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

natal news

Chamada de propostas de simpósio. Até 31 de janeiro de 2018, a comunidade científica internacional pode submeter propostas de simpósio. Saiba mais.

Expositores e patrocinadores. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br. Até 22 de dezembro há descontos nos valores dos estandes e cotas de patrocínio.

Chairman. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN).

Local. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra.

natal

Eleições na SBPMat

A Comissão Eleitoral estimula aos sócios da SBPMat interessados em participar do pleito a apresentar inscrições das chapas para a Diretoria e/ou declarar interesse para vagas junto ao Conselho Deliberativo até o dia 22/12/2017.

Para inscrever chapa de Diretoria ou manifestar interesse em fazer parte do Conselho, é necessário escrever para eleicoes2017@sbpmat.org.br.

Mais informações.

eleicoes

Notícias da SBPMat

O presidente da SBPMat, Osvaldo Novais de Oliveira Jr (professor do IFSC-USP), manifestou-se contra a sugestão do relatório do Banco Mundial de acabar com a gratuidade do ensino superior público no Brasil. A argumentação dele foi publicada no Jornal da Ciência junto aos depoimentos de outros 43 representantes de entidades científicas e acadêmicas. Veja aqui.

jornal da ccia

Notícias da comunidade

Quatro sócios da SBPMat fizeram parte de um seleto grupo internacional de jovens pesquisadores que participou de um fórum e de uma reunião de cúpula de pesquisa em Materiais em Estrasburgo (França). Nos eventos, foram discutidos temas relacionados à inovação em materiais visando a uma sociedade sustentável e a uma economia global circular. Em breve entrevista, os jovens sócios compartilharam conosco essa rica experiência. Veja aqui.

socios estrasburgo

Co-fundador da SBPMat foi nomeado “Global Ambassador” da American Ceramic Society (ACerS). Saiba mais.

zanotto

Dicas de leitura

  • Implantes bem-sucedidos de próteses cranianas de titânio feitas sob medida por impressão 3D, com tecnologia desenvolvida no Brasil. Saiba mais.
  • Equipe multidisciplinar desenvolve hidrogel que fecha feridas do globo ocular e o testa com sucesso em coelhos. Saiba mais.
  • História de uma empresa de materiais para processos de purificação surgida a partir de um desafio de um doutorando no Brasil. Saiba mais.
  • Desenvolvido no Brasil, sensor de dióxido de titânio dopado com íons de túlio mede temperatura com alta sensibilidade. Saiba mais.

Oportunidades

  • Concurso para professor do Departamento de Química Fundamental da UFPE. Saiba mais.

Eventos

  • Primer Encuentro de Jóvenes Investigadores en Ciencias de Materiales. Montevideu (Uruguai). 13 a 14 de abril de 2018. Site.
  • 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI 2018). Águas de Lindoia, SP (Brasil). 8 a 11 de maio de 2018. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA 2018). São Petersburgo (Rússia). 4 a 6 de junho de 2018. Site.
  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.
  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Chamada de simpósios.
  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *