Boletim da SBPMat – 65ª edição.


 

 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 65. 31 de janeiro de 2018.
Eleições na SBPMat

A Comissão Eleitoral divulgou ontem os resultados da eleição. O professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr presidirá a SBPMat por mais um período (dois anos), acompanhado por Rubem Luis Sommer (administração, finanças e patrimônio) e Antonio Eduardo Martinelli, Daniel Eduardo Weibel, Glaura Goulart Silva, Iêda Maria Garcia dos Santos e Mônica Alonso Cotta (diretores científicos). Os membros do conselho eleitos nesta votação são José Antonio Eiras, Pedro Augusto de Paula Nascente, Luís Augusto Sousa Marques Rocha, Milton Sergio Fernandes de Lima e Manuel Henrique Lente. Mais informações.

eleicoes

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

natal_careca

Chamada de propostas de simpósio. O prazo para submeter propostas foi prorrogado até 19 de fevereiro. Submeta sua proposta.

Site do evento. Está no ar. Acesse aqui.

Expositores e patrocinadores. 16 empresas já reservaram seus estandes. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Organizadores. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN). Conheça a equipe do comitê organizador.

Local. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra. Saiba mais.

Natal. Fundada em 1599, a capital do Rio Grande do Norte oferece belas praias, dunas, rios, lagoas, reservas de Mata Atlântica, prédios históricos e uma completa infraestrutura turística. Além disso, uma rica cultura que pode ser vivida através da música, artesanato e culinária local. A cidade tem um moderno aeroporto internacional. Em setembro, o clima de Natal, conhecido como “cidade do sol”, é seco e com temperatura média de cerca de 25 ° C. Veja vídeo sobre Natal.

montagem natal

Artigo em destaque

Uma equipe científica brasileira descobriu que a borracha natural vulcanizada supera qualquer outro material já estudado na sua capacidade de esquentar e esfriar ao ser comprimida e descomprimida. A descoberta abre possibilidades concretas de aplicação da borracha em sistemas de refrigeração que usam materiais refrigerantes em estado sólido. Os resultados, obtidos num laboratório temático do LNLS, foram publicados na ACS Macro Letters. Saiba mais.

ciclo barocalorico

Pesquisadores em destaque

Entrevistamos 4 vencedores do último Prêmio Capes de Tese que defenderam seus doutorados com trabalhos em temas de Materiais: polímeros condutores para células solares, transformação de fase em dióxido de titânio e sua aplicação em cerâmicas autolimpantes, revestimentos tribológicos para motores de combustão interna e (nano)estruturas fotônicas. Veja aqui.

premios capes

História da pesquisa em Materiais

O reator nuclear de pesquisa IEA-R1, do IPEN, completou 60 anos de operação, ao longo dos quais disponibilizou feixes de nêutrons produzidos por fissão nuclear para realizar pesquisas em diversas áreas, inclusive a de Materiais. Apesar de não serem tão populares na caracterização de materiais, os nêutrons podem gerar resultados melhores ou complementares aos gerados com raios-X. Saiba mais.

piscina iear1

Notícias da comunidade

Prof. Daniel Ugarte (IFGW-Unicamp) foi agraciado com o Prêmio TWAS 2018 em Física por seu trabalho pioneiro em nanossistemas. Saiba mais.

 

Dicas de leitura

  • Artigo com autores da UFSCar apresenta nanoestrutura quiral cuja transparência é modulada por meio de campos magnéticos (paper da Science). Saiba mais.

  • Pesquisadora e doutoranda da USP resolvem controvérsia sobre estrutura eletrônica de defeitos em grafeno e sua simulação (paper da Physical Review B). Saiba mais.

Oportunidades

  • FAME+ Master Program: oportunidades de mestrado na Europa. Saiba mais.

  • Vagas para professor do programa em Engenharia da Nanotecnologia em concurso da UFRJ. Saiba mais.

  • Concurso para professor da UFRJ na área de Materiais. Saiba mais.

Eventos

  • Escola de Caracterização de Nanomateriais e Nanoestruturas. Duque de Caxias, RJ (Brasil). 5 a 9 de março de 2018. Site.

  • Primer Encuentro de Jóvenes Investigadores en Ciencias de Materiales. Montevideu (Uruguai). 13 a 14 de abril de 2018. Site.
  • 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI 2018). Águas de Lindoia, SP (Brasil). 8 a 11 de maio de 2018. Site.

  • 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites. São Pedro, SP (Brasil). 27 a 30 de maio de 2018. Site.

  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA 2018). São Petersburgo (Rússia). 4 a 6 de junho de 2018. Site.

  • 7th International Congress on Ceramics (ICC7). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 17 a 21 de junho de 2018. Site.

  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • Symposium “Nano-engineered coatings, surfaces and interfaces” no “XXVII International Materials Research Congress”. Cancun (México). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Site.

  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *