Boletim da SBPMat – edição 47.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 47 – 29 de julho de 2016 

XV Encontro da SBPMat/ XV Brazil-MRS Meeting - Campinas (SP) 25-29/09/2016 

1.909 resumos foram aceitos para apresentação no XV Encontro da SBPMat/ Brazil-MRS Meeting. 

Inscrições. Estão abertas as inscrições para participar do evento. Valores com desconto até 31 de agosto. Aqui. 

Prêmios. Interessados em concorrer ao prêmio do evento para estudantes, o Bernhard Gross Award, que distinguirá até um oral e um pôster de cada simpósio, devem submeter um resumo estendido até 22 de agosto. Saiba mais nas instruções para autores.

Sessões especiais. Organizado pela campanha “Research in Germany”, o “Science Lunch” (26 de setembro das 12 às 14 hs) reunirá cientistas e agências de fomento da Alemanha para falar com o público sobre oportunidades de pesquisa nesse país. Saiba mais. No mesmo horário, no dia 27 de setembro, a mesa redonda “Meet the editors” reunirá Paul Weiss (editor chefe da ACS Nano), Susan Sinnot (editora chefe da Computational Materials Science) e Tim Smith (diretor na IOP Publishing) para falar com o público sobre publicação científica. Em breve serão divulgados, nos canais da SBPMat, os links para realizar a inscrição (gratuita) nestas atividades.

Tutoriais: Dois tutoriais serão oferecidos no dia 25 de setembro à tarde aos inscritos no evento, sem custo adicional. Um deles é sobre simulações computacionais de sistemas de átomos usando Reactive Force Fields (teoria e prática). O segundo, organizado pelo prof. Valtencir Zucolotto, abordará capacidades necessárias para fazer ciência de alto impacto, inclusive escrita científica. Reserve sua vaga no momento da inscrição.

Publicação de contribuições apresentadas: Os trabalhos apresentados no XV Encontro da SBPMat poderão ser submetidos por seus autores a avaliação por pares para publicação em periódicos científicos do IOP. Saiba mais. 

Plenárias: Veja os resumos das palestras plenárias e palestra memorial do nosso evento e os CVs dos cientistas que vão proferi-las. Aqui. 

Expositores: Mais de 30 empresas já garantiram sua participação como expositoras do evento. Outras empresas interessadas em participar do encontro com estandes e outras formas de divulgação devem entrar em contato com Alexandre, no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Hospedagem e passagens: Lista da agência de turismo Follow Up com hotéis, albergues, pousadas e formulário para reserva de vôos. Aqui.

Pacotes turísticos: O site da Follow Up também sugere opções de pacotes turísticos para antes e depois do evento. Aqui.

Local do evento: Veja vídeo sobre a cidade de Campinas e folder sobre o centro de convenções Expo D. Pedro. 

Organizadores: Coordenam esta edição do evento as professoras da Unicamp Ana Flávia Nogueira (Instituto de Química) e Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física “Gleb Wataghin”). Saiba quem são os membros da comissão local e veja fotos dos organizadores, aqui.

Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas de instituições brasileiras fez uma contribuição ao campo da produção de hidrogênio, visando seu uso como combustível alternativo. Em primeiro lugar, os pesquisadores desenvolveram um novo método de fabricação de nanopartículas de óxido metálico a partir de líquidos iônicos. Depois, a equipe testou o desempenho das nanopartículas obtidas na função de catalisadores de um processo de produção de hidrogênio realizado a partir de fontes renováveis e abundantes. O trabalho, realizado na UFGRS, foi reportado em artigo recentemente publicado no Journal of Materials Chemistry AVeja nossa matéria de divulgação.

Entrevistas com palestrantes do XV Brazil-MRS Meeting/Encontro da SBPMat
Os semicondutores orgânicos não têm muitos segredos para o professor Ifor Samuel, líder e fundador de um grupo de pesquisa e de um centro de P&D sobre o assunto na University of St Andrews (Escócia). No seu dia-a-dia, Samuel procura não apenas compreender profundamente esses materiais, mas também encontrar novas aplicações para eles em campos muitos diversos, desde a medicina dermatológica até a detecção de explosivos. Além de ter centenas de artigos publicados com mais de 12 mil citações, Samuel possui várias patentes que já foram licenciadas a empresas. No XV Brazil-MRS Meeting/Encontro da SBPMat, o cientista proferirá uma palestra plenária sobre optoeletrônica baseada em semicondutores orgânicos. Veja nossa entrevista com Ifor Samuel.
Dicas de leitura
Divulgação científica internacional

  • “Pele” optoeletrônica: filme ultrafino, flexível, esticável e macio adere à pele e funciona como sensor e display (divulgação de paper da Science Advances). Aqui.
  • Físicos brasileiros estudam pela 1ª vez como átomos vibram nas bordas do “fósforo negro”, material promissor para a fabricação de diversos dispositivos (divulgação de paper da Nature Communications). Aqui.
  • Depois de ter sua microestrutura modificada, cimento recebe aditivos e, pela primeira vez, fica fosforescente. Aqui. 

Periódicos

  • Novo periódico da série Nature Partner Journals: “npj 2D Materials and Applications”. Saiba mais.

Métricas

  • Relação dos 300 pesquisadores de Ciência e Engenharia de Materiais mais citados no mundo, baseada no banco de dados Scopus, inclui dois palestrantes de plenárias do XV Brazil-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat: Lei Jiang e Anders Hagfeldt. Aqui.

História da pesquisa em Materiais no Brasil

  • Matéria da revista Pesquisa Fapesp conta um pouco da história do Instituto de Química de Araraquara (Unesp) e alguns de seus laboratórios, atuantes em Ciência e Engenharia de Materiais. Aqui.
Próximos eventos da área
  • Minicurso na Área de Processos Fotodinâmicos na UFABC: “Photodynamic processes: shining light on sensing and actuating in biological systems”. Santo André, SP (Brasil). 8 a 12 de agosto de 2016. Mais.
  • Primeira Escola de Pesquisadores da USP. São Carlos, SP (Brasil). 10 a 11 de agosto de 2016. Mais.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016. Site.
  • 26ª edição da Reunião Anual dos Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Campinas, SP (Brasil). 24 a 25 de agosto de 2016. Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo (Suécia). 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *