Boletim da SBPMat – edição 43.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 43 – 31 de março de 2016 

Notícias da SBPMat: XV Encontro - Campinas (SP), 25-29/09/2016 

Autores: A submissão de resumos está aberta até 30 de maio. As notificações de aceitação de trabalhos serão enviadas aos autores até 10 de julho. Não deixe de ler as instruções para autores. Aqui.

Simpósios: Veja a lista de 22 simpósios aprovados, dentros dos quais podem ser submetidos os resumos.  Aqui.

Expositores: Ainda tem estandes disponíveis. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação devem entrar em contato com Alexandre, no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Plenárias: Veja quem são os cientistas que proferirão as palestras plenárias em nosso evento e comece e se entusiasmar. Aqui.

Hospedagem e passagens: Lista da agência de turismo Follow Up com hotéis, albergues, pousadas e formulário para reserva de vôos, aqui.

Local do evento: Veja vídeo sobre a cidade de Campinas e folder sobre o centro de convenções Expo D. Pedro. 

Organizadores: Coordenam esta edição do evento as professoras da Unicamp Ana Flávia Nogueira (Instituto de Química) e Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física “Gleb Wataghin”). Saiba quem são os membros da comissão local e veja fotos dos organizadores, aqui.


Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas do Brasil, liderada por um grupo da USP, estudou, por meio de simulações e outros métodos teóricos, os efeitos indesejados que processos de nanofabricação podem gerar em determinados cristais fotônicos. Os cientistas também analisaram teoricamente de que maneira essas imperfeições afetariam o desempenho dos cristais fotônicos na sua função de manipular a luz. A pesquisa foi recentemente reportada no Journal of Applied Physics. Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 
Para comemorar o segundo aniversário do programa University Chapters da SBPMat (no qual cerca de 150 estudantes de diversos pontos do Brasil, organizados em equipes, participam ativamente da sociedade), entrevistamos o professor da UFOP Rodrigo Bianchi, que coordena o programa desde sua criação. Curiosidade por entender a natureza e oportunidades levaram Bianchi à “Física-Engenharia” de materiais orgânicos com propriedades eletrônicas. Nesse campo, junto a seus estudantes e outros colaboradores, Bianchi tem gerado papers, patentes, startups e produtos. O segredo? Estudar limitações tecnológicas de dispositivos existentes e transformá-las em oportunidades de inovação para outros dispositivos. Na entrevista, além de contar mais sobre sua carreira de pesquisador, o professor falou sobre o programa UCs e deixou uma mensagem para os mais jovens. Veja nossa entrevista.
Especial: Sirius, o próximo síncrotron brasileiro
Cerca de 300 pessoas trabalham atualmente em Campinas (SP) na construção de um laboratório de luz síncrotron de quarta geração que será um dos primeiros do tipo no mundo, o Sirius. As características técnicas da radiação que gerará (alta energia, baixíssima emitância) abrirão novas possibilidades de estudos para a comunidade de materiais e propiciarão a realização de pesquisas de alto nível, superando amplamente o equipamento que hoje opera no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Veja nossa matéria, com entrevista ao coordenador do projeto,  Antonio José Roque da Silva.

Dicas de leitura

  • Pesquisa com participação de pesquisadores brasileiros resulta em eletrodo flexível e biocompatível capaz de medir processos biológicos associados a variações de potencial elétrico (divulgação de paper de capa da Advanced Functional Materials). Aqui.
  • Cientistas do Brasil e Canadá combinam materiais e criam vidro luminescente que pode amarelar a luz fria de LEDs (divulgação de paper da Scientific Reports). Aqui.
  • O MackGraphe, centro de pesquisa em grafeno que se propõe a ser uma “ponte” entre pesquisa e comercialização de produtos, foi inaugurado na universidade Mackenzie, em São Paulo, com a presença de Andre Geim, laureado com o Nobel de Física em 2010 por seus estudos sobre grafeno. Aqui.
Oportunidades

  • BNDES recebe pedidos de financiamento via Funtec para projetos tecnológicos em temas de Materiais, entre outros. Aqui.
  • Postdoctoral positions available for glass research. Aqui.
  • Seleção para doutorado na UFRGS com sanduíche nos EUA em dispositivos fotônicos para biossensores. Aqui.
  • Oportunidades para pesquisadores no CNPEM. Aqui.
  • Oportunidade para doutores em projeto de inovação tecnológica na área de nanomateriais de carbono, em Belo Horizonte. Aqui.
  • Prorrogadas até 20 de maio as inscrições ao concurso para professor em Química Inorgânica do IQ – Unicamp. Aqui.
Próximos eventos da área

  • 5th International Conference on Surface Metrology. Póznan (Polônia). 4 a 7 de abril de 2016.  Site.
  • 9th Brazilian-German Workshop on Applied Surface Science. Maresias, SP (Brasil). 10 a 15 de abril de 2016. Site.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
  • 5ª escola de SAXS. Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de maio de 2016. Site.
  • 1st User Workshop on Coherent X-ray Imaging and Small Angle X-ray Scattering. Campinas, SP (Brasil). 5 a 6 de maio de 2016. Site.
  • 40th WOCSDICE ‐ Workshop on Compound Semiconductor Devices and Integrated Circuits held in Europe & 13th EXMATEC ‐ Expert Evaluation and Control of Compound Semiconductor Materials and Technologies. Aveiro (Portugal). 6 a 10 de junho de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Site.
  • 1st International Symposium on Advanced Photonic Materials. São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1º de julho de 2016. Site.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016.  Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo (Suécia). 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *