Boletim SBPMat – edição 22 – junho 2014.


 

Edição nº 22 – Junho de 2014

Saudações, .

XIII Encontro da SBPMat: João Pessoa – 28/9 a 2/10

Anúncios:

– Nosso encontro anual registra, nesta edição, um recorde de submissões, com mais de 2.100 trabalhos recebidos.

– Os autores serão notificados do aceite /necessidade de modificação/ rejeição até o dia 15/07.

– De 15/07 até 08/08 os autores podem enviar os resumos estendidos para participar do Prêmio Bernhard Gross.

– As inscrições com desconto vão até 15/08.

Saiba mais.

–  23 empresas e instituições já escolheram participar como expositores em nosso Encontro. Se a sua organização também deseja fazer parte, entre em contato com rose@metallum.com.br.

Artigo em destaque 

Engenheiros de materiais se uniram a químicos e engenheiros de alimentos com o objetivo de desenvolver filmes antimicrobianos para embalar alimentos. Formulados a partir de pectina (polímero natural), polpa de mamão e um componente da canela em emulsão, os filmes são comestíveis. A equipe também estudou como os diversos “ingredientes” e o tamanho (nano) das partículas da emulsão mudaram as propriedades mecânicas e antimicrobianas dos filmes. O estudo, liderado por grupos de pesquisa da Embrapa e da Universidade Federal de Viçosa e realizado integralmente no Brasil, foi publicado no periódico Food Hydrocolloids.

Veja a matéria de divulgação que preparamos para esta edição.

Você pode sugerir artigos da área de Materiais com significativa participação brasileira publicados em periódicos com alto fator de impacto para ser divulgados na seção “Artigo em destaque” do boletim: comunicacao@sbpmat.org.br.

Gente da nossa comunidade 

Na ocasião de sua posse como membro do advisory board da Academia Mundial de Cerâmicas, entrevistamos o professor Victor Carlos Pandolfelli (DEMa – UFSCar). Ele nos contou como construiu sua carreira profissional em cima dos pilares do ensino, pesquisa e parceria industrial, guiado pelo princípio da “pesquisa básica inspirada no uso“. Pandolfelli falou sobre a criação dos novos materiais do futuro em laboratórios com computadores de alta velocidade de processamento e em impressoras 3D. Para concluir, deixou sugestões para os leitores em início de carreira, que estão enfrentando um mundo de competição acirrada, e disse: não cofundam o Facebook com o mundo real.

Veja nossa entrevista com Victor Carlos Pandolfelli.

Também entrevistamos o pesquisador do IPEN Reginaldo Muccillo, membro recém-empossado da Academia Mundial de Cerâmicas. Ele nos falou um pouco sobre sua trajetória e contribuições à área e sobre os desafios da ciência dos materiais cerâmicos.

Veja nossa entrevista com Reginaldo Muccillo.

Novidades da SBPMat

A SBPMat esteve presente no encontro de primavera da Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais, a E-MRS, realizado na França no final de maio. Nosso presidente, o professor Roberto Faria, foi um dos chairs do evento, e membros da diretoria organizaram o simpósio em eletrônica orgânica, que contou com significativa participação do Brasil. Saiba mais.

Dicas de leitura

Divulgação científica de artigos publicados em periódicos de alto fator de impacto.– Aplicando um campo elétrico, é possível mudar a estrutura e propriedades eletrônicas do grafeno tricamada (divulgação de paper da Nature Materials). Aqui.– Avanços na compreensão da supercondutividade de alguns materiais pela via das interações magnéticas (divulgação de paper da Nature Communications). Aqui.

– TGCN: o membro recém-nascido da família do grafeno  tem potencial para uso em transistores (divulgação de paper da Angewandte Chemie). Aqui.

– Cientistas fabricam agregados de nanopartículas plasmônicas capazes de matar células cancerígenas (divulgação de paper de Advanced Functional Materials). Aqui.
Novidades dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq) sobre Materiais.

– Site do Institute of Physics (IOP) destaca recentes investimentos brasileiros na área de Materiais e pesquisas de ponta desenvolvidas no país. Aqui.
No mercado, ou quase.

– Cabo supercondutor de 1 km, resfriado com nitrogênio líquido, é instalado na Alemanha para ser testado por dois anos. Aqui.

– Grafeno: mais de 11 mil patentes no mundo, com a China na liderança, e fabricantes de grafeno no Reino Unido. Aqui.

Oportunidades

– Concurso para professor do Instituto de Química da Unicamp (Campinas,SP) em Síntese Inorgânica. Aqui.– Inscrições abertas para mestrado profissional em materiais e catálise da Univap (São José dos Campos, SP). Aqui.

Próximos eventos da área

 2º Workshop Adesão Microbiana e Superfícies. Aqui.– 13th European Vacuum Conference + 7th European Topical Conference on Hard Coatings + 9th Iberian Vacuum Meeting. Aqui.– 19th International Conference on Ion Beam Modification of Materials. Aqui.

– XIII Encontro da SBPMat. Aqui.

– International Symposium on Crystallography – 100 years of History. Aqui.

– Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Aqui.

 MM&FGM 2014 – 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials. Aqui.

– X Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (X-BraSGlass). Aqui.

Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Para divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *